31/08/2016 18h00 - Atualizado em 31/08/2016 17h50

Palestra marca início de novo clico do programa Geração Ativa

Com o objetivo de garantir a reflexão e o planejamento sobre o processo de aposentadoria dos servidores efetivos estaduais, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) promoveu, na tarde desta quarta-feira (31), uma palestra sobre o tema ‘Legislação Previdenciária’. O encontro marcou o início do novo ciclo do Programa de Preparação para Aposentadoria - Geração Ativa.

Realizada em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), a palestra, além de tratar das principais legislações sobre as previdências estadual e federal, abordou diversos assuntos relacionados ao Regime Próprio de Previdência Estadual, o ES-Previdência.

A diretora presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, destacou a parceria entre os órgãos para a oferta desta ação. “São instituições que assumem um importante papel por realizarem um acompanhamento ao longo de toda a carreira dos servidores, cada uma em sua área. O que fazemos com esta iniciativa é oportunizar que, após tantos anos de contribuição com o serviço público, esses profissionais possam planejar melhor este novo momento”, disse.

Temas

Regras e modalidades de aposentadoria, tais como voluntária e compulsória; benefício de pensão por morte; fixação de proventos; abono de permanência e contagem de Tempo de Contribuição foram alguns dos assuntos explanados pela palestrante Liane Silva, que é gerente de Benefícios do Instituto.

“Palestras como esta são muito importantes para os segurados do IPAJM, pois na ocasião eles podem dirimir todas suas dúvidas, bem como entrar em contato com a equipe da autarquia. Além disso, é um momento onde podemos passar informações atualizadas relativas ao ES-Previdência. A autarquia sempre está à disposição para atendê-los e ficamos felizes em fazer parte do evento”, disse a gerente de Benefícios.

Logo após a exibição dos temas, os servidores presentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas específicas em um momento destinado ao atendimento personalizado, realizado por equipe técnica do IPAJM. A partir da ficha de inscrição dos participantes, a autarquia efetuou um levantamento prévio da vida funcional de cada um, recolhendo as informações necessárias para auxiliá-los nessa importante fase de preparação para uma nova etapa da vida.

A ideia de trazer esse momento individualizado após o bate-papo coletivo foi aprovada pelos participantes, como é o caso da servidora Loiza Roncete Pimenta. Aos 48 anos e com dúvidas sobre as atuais mudanças na aposentadoria, ela viu no encontro a oportunidade de obter as informações que precisava para esclarecer dúvidas e poder se programar.

“A minha participação ocorreu porque queria entender melhor sobre todo esse processo. E minha expectativa foi atingida na medida em que tivemos acesso ao tema geral e pudemos ouvir especificamente sobre nossa situação em uma metodologia muito interessante. Muitas vezes não planejamos o nosso futuro por não termos as informações necessárias”, declarou.

Legislação previdenciária

Os interessados em conferir a legislação previdenciária estadual podem acessar o site do IPAJM www.ipajm.es.gov.br e no item “legislação”, localizado no menu à esquerda da página, conforme imagem abaixo, visualizar leis, portarias, decretos, entre outros.

A autarquia também conta com uma cartilha informativa intitulada "Cartilha sobre direitos previdenciários dos servidores públicos do Estado do Espírito Santo e seus dependentes”. O material contém 44 páginas e foi criado com o objetivo de esclarecer ao servidor público as principais questões referentes ao Regime de Previdência do qual faz parte.

O livreto, disponível no link abaixo, também pode ser conferido na íntegra no www.ipajm.es.gov.br.

<arquivo cartilha> http://ipajm.es.gov.br/Media/ipajm/Cartilha/cartilhadoIPAJM.pdf

IPAJM

O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.

Programa de Preparação para Aposentadoria - Geração Ativa

O ‘Geração Ativa’ é um programa de preparação para a aposentadoria que visa oportunizar aos servidores públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo uma transição trabalho-aposentadoria bem planejada, por meio de ciclos de palestras informativo-vivenciais com temas relevantes para os servidores que estão próximos da aposentadoria.

A próxima atividade prevista é a palestra sobre finanças, marcada para o dia 15 de setembro. Podem participar do evento os servidores públicos estaduais que estão próximos de aposentar e desejam planejar a transição do trabalho para a aposentadoria.

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues