Palestra sobre Direitos Humanos é tema da abertura do III COP
Uma palestra com o secretário de Estado de Direitos Humanos, Júlio César Pompeu, marcou o início do III Curso de Operações Policiais (COP) da Polícia Civil, nessa segunda-feira (07), na sede do Grupo de Operações Táticas (GOT), em Vila Velha. Participam desta edição policiais civis dos Estados do Ceará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
Realizado pela Polícia Civil por meio do GOT, o curso tem como objetivo aperfeiçoar e qualificar as condições físicas, táticas, psicológicas e intelectuais dos policiais durante o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, abordando as questões éticas, técnicas, legais e com a garantia e a preservação dos Direitos Humanos, atendendo à dinâmica e à transversalidade temática estabelecida pela Matriz Curricular Nacional. Na ocasião, Júlio Pompeu falou sobre a importância dos Direitos Humanos na atividade policial.
Segundo o responsável pelo GOT, delegado Fabrício Dutra, nesta edição do COP, além dos instrutores do GOT, também vão participar das instruções policiais civis do Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil do Rio de Janeiro e do Grupo Tático 3 (GT3) da Polícia Civil de Goiás.
Curso
Para fazerem parte do III COP, os 24 participantes foram submetidos a duas fases eliminatórias, sendo a primeira a homologação das inscrições pela comissão coordenadora do curso e a segunda a realização do teste de aptidão física (TAF) que foi realizado nos dias 25 e 26 de outubro, na sede do GOT.
Os candidatos foram submetidos a cinco exercícios: Corrida, Flexão na Barra Fixa, Abdominal Remador, Flexão de Braço e Natação. Os testes foram eliminatórios e classificatórios. “Aqueles que alcançaram os melhores índices foram considerados aptos para se inscreverem no curso”, afirmou Dutra.
O curso possui 16 disciplinas, são elas: Introdução e Adaptação Policial / Técnicas de Patrulha Rural; Orientação e Comunicação; Armamento e Tiro; Técnicas Operacionais de Aplicação Específica; Deslocamento Tático/ Aproximação Cerco e Transposição de Obstáculos; Adaptação em Altura e Salvamento Aquático; Sobrevivência Policial e Combate Velado; Entradas Táticas/Resgate de Refém; Abordagem a Pessoas e Veículos; Explosivos; Patrulha em Áreas de Alto Risco; Emboscada e Contra Emboscada e Resgate de Policial Ferido; Cinotecnia; Algemação e Imobilização; Noções sobre Atirador de Precisão Policial; Atividade Física e Defesa Policial; Equipamentos Não letais / Equipamentos Policiais e Aplicabilidade.
“Durante o curso, os alunos ficarão à disposição do GOT e serão avaliados permanentemente nas diversas modalidades de instrução, devendo, portanto, se manterem dentro do nível de bom aproveitamento para alcançarem aprovação final”, afirmou Fabrício Dutra.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 98849-2310
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Texto: Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Paula Lima (27) 99846-1111
Marina Galvêas (27) 98802-3326
comunicapces@gmail.com