26/09/2016 17h20 - Atualizado em 26/09/2016 17h00

Parlamento Juvenil do Mercosul: divulgado resultado da seleção estadual

Três estudantes da rede estadual de ensino foram selecionados para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), que se divide em duas etapas: a pré-seleção, realizada pela Secretaria de Educação de cada estado, e a seleção final, realizada por meio de processo eleitoral, organizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Na pré-seleção, a Secretaria de Educação foi responsável por selecionar três projetos: um de autoria de um jovem do sexo masculino, de uma jovem do sexo feminino e um representante da diversidade brasileira (adolescentes, negros, indígenas, moradores de áreas rurais ou portadores de deficiência).

No Espírito Santo, os três estudantes selecionados foram: Bruno Vargas Roberto, da Escola Estadual Lions Sebastião de Paiva Vidaurre, de Cachoeiro de Itapemirim, representante do sexo masculino, Izabela Caldeira Barbosa, da Escola Estadual Marita Motta Santos, de São Mateus, representante do sexo feminino e Kétlem Marçal Ferraz Rossi, da Escola Estadual do Espírito Santo, de Vitória, representante da diversidade.

A próxima etapa será a seleção nacional, que consistirá em uma votação online, entre os dias 30 de outubro a 05 de novembro desse ano. A votação elegerá 27 representantes do país, que serão convocados para um curso de formação, na qual receberão orientações a respeito do papel de um parlamentar juvenil.

Os representantes terão um mandato de dois anos, para participar do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, que consiste no documento composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados do PJM.

Parlamento Juvenil do Mercosul

O PJM busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone