01/11/2016 17h26

Parlamento Juvenil do Mercosul: votação termina neste sábado (05)

Termina neste sábado (05) o período de votação para eleger os 27 representantes do país no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), que é organizado pelo Ministério da Educação (MEC). Entre os candidatos deste ano estão três estudantes da rede estadual, são eles: Bruno Vargas Roberto, Izabela Caldeira Barbosa e Kétlem Marçal Ferraz.

Os estudantes participaram da etapa de pré-seleção, realizada pela Secretaria de Educação, em que foram escolhidos três projetos.

O estudante Bruno Vargas Roberto, da Escola Estadual Lions Sebastião Paiva Vidaurre, de Cachoeiro de Itapemirim, representante do sexo masculino, concorre à vaga com o projeto “Juventude Cidadã”, que tem como objetivo aumentar a participação dos jovens nos assuntos políticos sociais.

Já a representante do sexo feminino, Izabela Caldeira Barbosa, da Escola Estadual Marita Motta Santos, de São Mateus, apresenta o projeto “Matéria Seletiva. Um salto para o Ensino Superior” que objetiva a preparação do aluno para o Ensino Superior, podendo optar por determinadas disciplinas em sua grade, de acordo com o que deseja exercer no futuro.

Representando a diversidade brasileira, a estudante Kétlem Marçal Ferraz, do Colégio Estadual do Espírito Santo, de Vitória, concorre com o projeto “Integração Regional”, que visa à formação do aluno por meio de intercâmbio, realizando uma troca de experiências em relação a diversas culturas existentes.

Os representantes eleitos serão convocados para um curso de formação, no qual receberão orientações a respeito do papel de um parlamentar juvenil. Com mandato de dois anos, os estudantes participarão do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, que consiste no documento composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados do PJM.

A votação – que termina neste sábado (05) – acontece no site www.pjm.mec.gov.br. Para votar, o jovem escolherá o estado e o candidato, e confirmará o voto pelo link que será enviado por e-mail. Apenas jovens entre 14 e 18 anos, com Cadastro de Pessoa Física(CPF) e e-mail válido podem votar.

Parlamento Juvenil do Mercosul

O PJM busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone