04/11/2016 14h36 - Atualizado em 04/11/2016 14h43

Pesquisador do Incaper desenvolve algoritmo para recomendação de calagem

Os solos capixabas são, de maneira geral, pouco férteis. E para melhorar a produção agrícola no Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recomenda a utilização de técnicas como a calagem: aplicação de calcário para corrigir a acidez do solo, fornecer cálcio (Ca) e magnésio (Mg) para a planta e, assim, aumentar a produtividade.

A técnica de calagem recomendada pelo Incaper considera o método da saturação por bases. De maneira simplificada, trata-se da porcentagem de íons de carga positiva fixados pelas partículas do solo: quanto mais alta a saturação por bases, menos ácido é o solo e maior a quantidade de Ca e Mg disponíveis para as plantas.

O pesquisador do Incaper, André Guarçoni Martins, desenvolveu uma sequência de fórmulas que garante mais acerto na recomendação de calagem, considerando o método da saturação por bases e o método da neutralização do Al3+ e elevação dos teores de Ca2+ e Mg2+, recomendado em Minas Gerais. O trabalho intitulado “Métodos clássicos e algoritmos de cálculo para a determinação da necessidade de calagem” testou algumas práticas de recomendação, e resultou em um algoritmo denominado “Método da saturação por base com garantia de suprimento de Ca e Mg”.

“Nós fizemos cálculos da necessidade de calagem utilizando 600 resultados de amostras de solo. No final, chegamos a um algoritmo que apresentou a menor possibilidade de gerar supercalagem e que supriria as plantas com cálcio e magnésio em maior número de condições. O algoritmo é essencial para recomendar calagem em solos mais arenosos, como os do norte do Espírito Santo, gerando doses mais adequadas em diversas situações”, explicou Guarçoni.

A intenção é transformar o algoritmo num aplicativo de celular, para que os cálculos sejam feitos de maneira mais rápida, facilitando a vida dos usuários. O aplicativo ainda não tem data para ser lançado, e está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina. “A proposta é transformar o algoritmo em um aplicativo mais completo, que poderá ser utilizado facilmente por um grande número de usuários. No futuro, esperamos que esta seja uma ferramenta rápida e eficiente para a recomendação de calagem, prática fundamental ao bom desenvolvimento de nossas lavouras”, acrescentou o pesquisador do Incaper.

Fertbio 2016

O trabalho intitulado “Métodos clássicos e algoritmos de cálculo para a determinação da necessidade de calagem” foi apresentado no Fertbio 2016, um dos principais eventos de Ciência do Solo do país, realizado em Goiânia. Além disso, o mesmo trabalho já está aprovado para publicação na Revista Brasileira de Ciência do Solo, e deve sair no próximo número.

Com o tema “Rumo aos novos desafios”, o Fertbio 2016 reuniu, em um só evento de Ciência do Solo, a XXXII Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas; a XVI Reunião Brasileira sobre Micorrizas; o XIV Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo e a XI Reunião Brasileira de Biologia do Solo. O evento contou com a participação de 1197 congressistas, sendo aprovados mais de mil resumos e proferidas mais de 70 palestras. O Fertbio é um evento marcado pela integração das áreas de Fertilidade, Biologia do solo e Nutrição de Plantas.

Guarçoni também sugeriu a realização de um simpósio sobre solos e déficit hídrico no Espírito Santo: “Na ocasião, também foi realizada a reunião do Núcleo Leste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, do qual sou o Secretário Geral, com representantes do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Propus a realização de um Simpósio aqui no Estado, com tema geral relativo a Solos e Deficiência Hídrica. A proposta foi bem aceita pelos integrantes do Núcleo, e estamos no momento trabalhando para tentar realizar, com o aval da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, esse importante evento para o Estado”.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard