Pesquisas do Incaper sobre galinha caipira em sistemas agroecológicos ganham repercussão em evento internacional
As pesquisas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) sobre criação de galinhas caipiras em sistemas agroecológicos foram compartilhadas durante a programação do Encontro anual da Rede Iberoamericana de Conservação da Biodiversidade dos Animais Domésticos Locais para o Desenvolvimento Sustentável (Red Conbiand), na Argentina.
A pesquisadora Marcia Guelber apresentou o trabalho "Mobilização do conhecimento tradicional de galinha caipira através da pesquisa participativa no Brasil" nas sessões orais do XVII Simpósio Iberoamericano sobre conservação e utilização de recursos zoogenéticos, realizado na cidade de Corrientes. “Nessa apresentação, destaquei as metodologias participativas que estamos desenvolvendo para o estudo dos sistemas de criação da galinha caipira junto às comunidades tradicionais, uma vez que esses conhecimentos locais precisam ser mobilizados em favor da conservação desse patrimônio genético que elas mantêm por gerações”, explicou Marcia.
A pesquisadora do Incaper também participou do 4º Seminário Traspatio, que discute temas ligados aos quintais domésticos como espaços de múltiplo uso para a agricultura familiar. A experiência do Incaper sobre o manejo agroecológico da galinha caipira pôde ser compartilhada com um público que reunia criadores locais e técnicos de vários países. Encerrando as programações prévias ao Simpósio, ela pôde vivenciar a realização do 2º Foro Ganadero Iberamericano e Feira Gastriber. Os eventos reuniram as experiências dos criadores de animais e pratos da gastronomia iberoamericana, com grande representatividade dos países que compõem a Red Conbiand.
De acordo com Marcia, a participação do Incaper nessas atividades foi importante para viabilizar o contato internacional com as redes que envolvem as raças crioulas, que possibilitará o estabelecimento futuro de parcerias e o fortalecimento de projetos de pesquisa no Instituto.
“Em função de projetos do Incaper envolvendo a pesquisa e o desenvolvimento para a criação e reprodução da galinha caipira, que atualmente é estratégica para promoção da avicultura familiar agroecológica em bases mais autônomas, nosso trabalho foi selecionado para apresentação oral no evento da Red Conbiand, que congrega cientistas e criadores de raças crioulas iberoamericanas. Foi uma importante oportunidade para divulgação, para os diferentes países participantes, de um trabalho que adota a abordagem metodológica e técnico-científica da agroecologia para o estudo e promoção dos sistemas tradicionais de criação animal e para o reconhecimento internacional do Incaper e das pesquisas realizadas no Espírito Santo e Brasil sobre avicultura caipira”, explicou a pesquisadora.
Após a participação nesses eventos, instituições demonstraram interesse de enviar estudantes para a realização de estágios no Espírito Santo e articulou-se a colaboração em publicações sobre raças locais entre Brasil e a Universidade de Chiapas, no México.
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre Girelli
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper