29/04/2016 15h50 - Atualizado em 11/07/2016 17h23

Planejamento Estratégico: Hartung pede ações de impacto

Preocupado com a crise socioeconômica nacional e com a queda de arrecadação dos cofres públicos, nesta sexta-feira (29), durante o Seminário de Planejamento Estratégico do Governo, o governador Paulo Hartung aproveitou a presença de aproximadamente 130 membros do Poder Executivo Estadual para motivar a equipe e orientá-la em relação ao desenvolvimento de projetos e ações com baixo custo e alto impacto na sociedade.

"Estamos atravessando um período desafiador no cenário nacional, com uma economia fraca e índices brutais de desemprego.  Nestes 16 meses de Governo temos um bom legado, mas temos que ter clareza de onde saímos, onde estamos e aonde chegaremos. O Planejamento Estratégico é uma importante ferramenta de gestão para traçarmos os próximos 12 meses e avançarmos nas políticas públicas necessárias ao Estado", ponderou Hartung.

Planejamento

Coordenado pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), o seminário, por meio de reflexões e debates, se propõe a discutir o planejamento do Governo até abril de 2017.  No primeiro ano do Governo Hartung, o Planejamento Estratégico foi realizado com o olhar voltado para os quatro anos de gestão, no período 2015-2018. Agora, estão sendo revisitados projetos e ações com foco nos próximos 12 meses.

O Governo mantém um processo contínuo e sistemático de gerenciamento e monitoramento de seus principais projetos e ações.  No Seminário de Planejamento Estratégico há momentos de discussão, reflexão e interação da equipe, que é alinhada em torno de objetivos, entregas e resultados da administração estadual.

Desafios

Neste primeiro dia do Seminário de Planejamento Estratégico, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, também destacou a importância de toda a equipe se manter motivada para enfrentar desafios, diante das crises política e econômica enfrentadas pelo país, com forte repercussão sobre a receita.

Um desses desafios, segundo Regis Mattos, é de o Governo garantir níveis de serviço adequados à população, em especial os essenciais, como os das áreas de Saúde, Segurança e Educação. ”Estou certo de que sairemos daqui, amanhã, mais preparados do que chegamos para superar os desafios com os quais nos defrontamos. Juntos, vamos vencê-los”, disse o secretário da SEP.

A secretária de Estado da Fazenda, Ana Paula Vescovi, foi outra a destacar que o princípio do Planejamento Estratégico é o desafio. “Nosso foco deve ser no ganho de eficiência e na visão do que é prioridade”, disse ela à equipe técnica, destacando o reconhecimento nacional obtido pelo Governo do Espírito Santo, fruto do equilíbrio do Estado. “Só contratamos o que podemos pagar, e estamos honrando os nossos compromissos”, afirmou.

Ela destacou a importância da liderança do governador Paulo Hartung no ajuste fiscal, posto em prática pelo Governo com medidas aplicadas no Orçamento de 2015. “Mas o ajuste fiscal não é um fim em si mesmo”, lembrou a secretária.

Para melhor compreensão sobre o contexto econômico, político e social, no país e no mundo, atualmente, o economista Samuel Pessoa e o cientista político Fernando Abrucio, ambos professores doutores da Fundação Getúlio Vargas, falaram à equipe técnica do Governo sobre o cenário econômico e os desafios da gestão pública.

Fernando Abrucio disse que o Espírito Santo é um dos Estados “mais bem azeitados” do ponto de vista fiscal, e sugeriu que, por isso, venha a liderar uma agenda de reforma, de repactuação de âmbito nacional, focando em políticas públicas. “O financiamento das políticas públicas no Brasil está em jogo. Hoje, o cenário social é pior que econômico”, afirmou.

O outro palestrante, Samuel Pessoa, também citou a importância de “alguma repactuação com o Governo Federal, junto do ajuste fiscal do país como um todo”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento

Claudia Feliz