07/04/2016 11h00 - Atualizado em 11/07/2016 14h53

Polícia Militar comemora 181 anos e presta homenagens

Reconhecimento foi a palavra para a solenidade militar em comemoração aos 181 anos de existência da PMES. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (06), no Quartel do Comando Geral (QCG), em Maruípe, Vitória, e foi palco para o Destaque Operacional da Instituição, dos policiais que fazem jus a Medalha Valor Policial Militar, além de condecorar personalidades da sociedade que contribuem com as atividades da PMES.

Estiveram presentes no evento, o Governador Paulo Hartung, o Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia e o Comandante Geral da PMES, Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento.

Na ocasião, mais de 30 policiais militares receberam a Medalha Valor Policial Militar, nas cores Ouro, Prata e Bronze, correspondente aos 28, 20 e 10 anos dedicados a Instituição, respectivamente. Foram convidados os padrinhos, as madrinhas e familiares dos militares para a entrega das medalhas. Durante a entrega, a Banda de Música executou um dobrado em homenagem ao Coronel Orely Lírio. O militar completa em 2016, 30 anos de sua passagem a reserva remunerada, sendo assíduo participante das solenidades e assuntos da PMES.

Na sequência do evento foi realizada a entrega do Diploma Amigo da PM. Tal título é conferido a personalidades e instituições que, de alguma forma, tenham se distinguido no relacionamento com a PMES. Neste ano a condecoração foi conferida a 31 personalidades.

Na ocasião também foi assinado, pelo Governador do Estado, Paulo César Hartung Gomes, um decreto que transforma o Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMES em Instituição de Ensino Superior, para a oferta do curso de Bacharelado em Ciências Policiais e Segurança Pública, conferindo então tal titulação ao aluno do Curso de Formação de Oficiais. O centro de formação passa então a denominar-se Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública da PMES (ISP/PMES).

O próximo homenageado foi o Destaque Operacional da PMES, referente ao segundo semestre de 2015. O 3º Sargento Rogério Barros dos Santos se colocou em local de destaque para, diante de toda a tropa e convidados, ouvir os vários elogios pelas inúmeras ações que realizou ao longo dos 28 anos de atividade policial. Em destaque um fato ocorrido em 10 de setembro de 2015. O Sargento Rogério atua no 9º Batalhão da PMES, com sede em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do estado.

O Comandante Geral, Coronel Marcos Antonio, ressaltou que durante a solenidade não seria possível enumerar os incontáveis eventos grandiosos da Instituição. O Coronel agradeceu ao Governador pelo reconhecimento de todo esforço da PMES na prevenção e enfretamento da violência, lembrando-se do decreto que foi assinado para transformar o Centro de Formação em Instituto, das promoções de efetivadas no dia de ontem aos postos de Coronel, Tenente-Coronel, Major, Capitão e Tenente e pela confiança depositada em sua gestão à frente da Instituição mais antiga do Estado.

O secretário de Segurança Pública, André Garcia, destacou o valoroso trabalho que a Polícia Militar tem desempenhado durante todos esses anos.  “A Polícia Militar, ao longo dos seus 181 anos, tem cumprido um trabalho de excelência no combate à violência no nosso Estado. É importante ressaltar, que com o passar do tempo, as articulações da polícia têm se adaptado com o que temos de mais moderno e ao que se faz necessário aos anseios da sociedade. Entregar à população respostas diretas e devolver a sensação de segurança, de forma ativa, faz essa instituição merecedora de toda nossa gratidão”, destacou.

O evento foi encerrado com um desfile do grupamento formado e com o tradicional parabéns tocado pela Banda de Música da PMES.

Diretoria de Comunicação PMES

Tenente Coronel Alessandro Oliveira Lube