Policiais do GOT recebem orientações sobre o projeto “AproximAção”
A chefe de Polícia Civil, delegada Gracimeri Gaviorno, esteve na sede do Grupo de Operações Táticas (GOT), no bairro Divino Espírito santo, em Vila Velha, na manhã desta terça-feira (13), para apresentar aos policiais civis da unidade as diretrizes adotadas no projeto “Aproximação”, que visa à valorização dos policiais e à melhoria no atendimento à população.
A reunião também teve como objetivo alinhar as ações definidas no Planejamento Estratégico da Polícia Civil com as atuações do GOT. “É muito importante que todos os policiais civis estejam cientes das orientações que são propostas no projeto e com os policiais do GOT não poderia ser diferente, tendo em vista que além das operações que eles executam, eles também dão apoio às ações realizadas por outras unidades que já estão adotando as estratégias do Aproximação”, afirmou Gracimeri.
Participaram da apresentação o superintendente de Ações Estratégicas e Operacionais, delegado João Calmon, a quem o GOT está subordinado, e o coordenador do GOT, delegado Fabrício Dutra. O projeto é uma continuidade às políticas de valorização do servidor, traçadas no Planejamento Estratégico da Polícia Civil.
Durante a apresentação, a chefe de Polícia explicou as diretrizes utilizadas para a elaboração do projeto, cujo objetivo é a promoção de melhorias no atendimento e no acolhimento aos cidadãos que utilizam os serviços da Polícia Civil. “O AproximAção foi pensado a partir das sugestões que os policiais civis deram durante o planejamento estratégico da instituição realizado no ano passado. Algumas ações já estão sendo desenvolvidas nas unidades da Grande Vitória, mas nossa ideia é que o projeto seja implantado em todo o Estado”, ressaltou.
Gracimeri destacou o trabalho que já foi realizado no 6º Distrito Policial (DP) de Jardim Camburi e na 3ª Delegacia Regional de Serra, sob a coordenação da Divisão de Promoção Social (DPS). “Entre as ações, está o curso de capacitação para melhoria no atendimento e acolhimento ao cidadão fornecido aos policiais civis dessas unidades, em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), que elaborou uma matriz curricular focada nas necessidades da Polícia Civil. Aos poucos, vamos capacitando os policiais e implantando as ações nas unidades. Assim que elas começam a se desenvolver sozinhas, nós avançamos para outras delegacias”, afirmou.
No último dia 24, o projeto foi apresentado aos policiais civis que atuam na Corregedoria. Participaram da reunião 35 policiais civis, entre delegados, escrivães, investigadores e agentes de polícia. Na ocasião, a chefe aproveitou para dar início às atividades que serão realizadas junto aos policiais civis que atuam na Corregedoria e que serão coordenadas pela Divisão de Promoção Social (DPS).
Projeto “AproximAção”
O projeto faz parte dos resultados alcançados no Fórum de Planejamento Estratégico realizado em junho do ano passado. Para sua criação, foi feito um diagnóstico para captação de informações a respeito da qualidade do atendimento e da satisfação dos policiais. Duas unidades foram escolhidas para serem utilizadas como objetos da pesquisa: o 6º Distrito Policial de Jardim Camburi e a 3ª Delegacia Regional da Serra.
Os critérios usados para a escolha das unidades foram: demanda e estrutura de funcionamento. Os dados obtidos foram analisados pela equipe de policiais civis que atuam na Divisão de Promoção Social (DPS) da Polícia Civil.
Além das reformas das unidades previstas no aspecto “estrutura”, o projeto também traz a criação de um Procedimento Operacional Padrão (POP’s). Esse estudo está sendo elaborado pela Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM) e está relacionado à padronização do atendimento dos policiais. “A partir de sua elaboração, os policiais atenderão às ocorrências de forma igual em todo o Estado, o que favorecerá a melhoria do atendimento e o fortalecimento da nossa imagem diante da sociedade”, avaliou Gracimeri.
A valorização profissional e a capacitação também são assuntos que estão sendo trabalhados pelo projeto “AproximAção”. Algumas ações já foram realizadas pela DPS como a palestra sobre alimentação e vida saudável, em abril do ano passado, e as campanhas do Outubro Rosa e a do Novembro Azul todas voltadas para a melhoria da qualidade da saúde do policial. Cursos sobre Investigação Policial e sobre Uso e Manuseio de Arma de Fogo também foram oferecidos no ano passado.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 98849-2310
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Texto: Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
Paula Lima (27) 99846-1111
comunicapces@gmail.com