22/01/2016 15h00 - Atualizado em 18/07/2016 17h30

População de Pedra Azul ganha Unidade Saúde da Família

A população de Pedra Azul, em Domingos Martins, Região Serrana do Estado, passa a contar com uma Unidade Saúde da Família (USF) a partir desta sexta-feira (22). A obra foi financiada com recursos estaduais e dispõe de 600,40 metros quadrados de área construída e beneficiará cerca de 6 mil moradores.

A construção da Unidade Saúde da Família de Pedra Azul foi financiada com repasse de R$ 1,14 milhão feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que também viabilizou equipamentos médico-hospitalares e mobiliários no valor de R$ 56 mil. A cessão do terreno e a contratação de profissionais foram a contrapartida municipal. O investimento visa fortalecer a atenção primária, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Essa unidade de saúde é uma porta de entrada importante na saúde pública. Se bem estruturada, dá conta de aproximadamente 80% da demanda da população. Porém é importante deixar claro que a força desta unidade de saúde não é está na prescrição de remédios, mas sim auxiliando a comunidade a adotar atitudes transformadoras para uma vida saudável. Prevenção é a melhor forma de qualidade de vida e, para isso, é necessária uma alimentação saudável e a realização de atividades físicas periodicamente", ressaltou o governador Paulo Hartung.

 

 Estrutura

O serviço conta com seis consultórios (incluindo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia e ambientes administrativos e de apoio.

 

Entregas

Em 2015 foram entregues Unidades Saúde da Família nos municípios de Viana, Iúna, Bom Jesus do Norte, Colatina e Guarapari. Estão previstas a construção de USF em Alto Rio Novo, Conceição da Barra, Mantenópolis, Castelo, Guaçuí, João Neiva, Marataízes e Pedro Canário.

A parceria do Governo do Estado com os municípios na construção das unidades é importante para reduzir a sobrecarga dos leitos hospitalares, já que cerca de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos com uma atenção básica de qualidade.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/ Juliana Rodrigues/ Ana Carolina Stutz/ Juliana Machado/ Álvaro Muniz

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado Leonardo Nunes

(27) 9.99445215

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard