08/11/2016 17h42

Prefeitos eleitos da Região Sul conhecem plano de reorganização da rede de saúde

Dando continuidade ao Seminário Regional de Planejamento 2017-2020, o Secretário de Saúde, Ricardo de Oliveira se reuniu em Guaçuí, nesta terça-feira (08), com os prefeitos eleitos e reeleitos da Região Sul de Saúde, onde estão localizados 26 municípios. Em pauta, o projeto de reorganização da rede de atenção à saúde a partir de uma visão regional, com atendimentos mais próximos da residência do cidadão e gestão dos serviços feita pelos municípios de forma organizada e em conjunto.

Na avaliação do secretário, o projeto começou muito bem e saiu fortalecido da reunião. “A Região Sul se uniu em torno desse projeto e essa é uma condição necessária para que ele aconteça. Acho que essa união vai gerar muitos frutos e produzir uma mudança muito grande na qualidade do atendimento à população daqui, na área de saúde”, comentou Oliveira.

O secretário ressaltou que o Sistema de Saúde é coordenado pelos governos municipal, estadual e federal, e que trabalhar em conjunto é a chave para o sucesso. “Se essas três instâncias de governo não se entenderem, a população vai sofrer; e se elas se entenderem a qualidade da saúde melhora”, argumentou.

Na oportunidade, também foi apresentado aos prefeitos o modelo de gestão e de assistência em saúde aplicado na ‘Unidade de Cuidado Integral’ à Saúde da Região Norte, o ‘Cuidar Norte’. É que o modelo da Região Norte servirá de base para a implantação da ‘Unidade Cuidar’ nas demais regiões de saúde. Na Região Sul, algumas etapas para o funcionamento da Unidade já foram concluídas, como a finalização da obra e a aquisição de equipamentos. A previsão é de que o serviço entre em funcionamento no ano que vem.

Avaliações

A prefeita reeleita de Guaçuí, Vera Lúcia Costa, ficou muito satisfeita com a visita do secretário e disse que será fantástico a região conseguir concretizar as metas propostas e colocar a ‘Unidade Cuidar Sul’ para funcionar de acordo com o projeto que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está propondo.

“Eu, como administradora de Guaçuí, digo que é uma alegria muito grande receber o nosso secretário aqui, com uma visão tão ampla sobre a saúde. No que depender de mim, vamos fazer de acordo com o que o secretário está propondo, porque saúde é o que a população mais está necessitando. E quando o secretário fala de atendimento, está falando de cuidar das pessoas, e isso é importante. Então, é importante a gente aperfeiçoar recurso financeiro, otimizar os atendimentos e cuidar das pessoas”, comentou.

A prefeita reeleita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel, achou o modelo apresentado bem atraente e disse que acredita que, se cada município executar a sua parte, a região vai chegar a um resultado com sucesso. “Penso que cada município tem que fazer o seu trabalho de casa para que a gente chegue a um resultado final eficaz lá na frente”, complementou.

Victor da Silva Coelho, prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, também se mostrou bastante empolgado com a proposta da Sesa. Para ele, o encontro foi fundamental para “alinhar os pensamentos da Região Sul” em torno desse projeto que é importantíssimo, na opinião dele, e que vai desafogar bastante o atendimento de consultas e exames da região.

“Já é um grande avanço na área da saúde o que o Estado está propondo. Vejo com muito bons olhos e espero que todos os municípios se unam em torno desse projeto para que isso seja um sucesso e a nossa saúde, as nossas pessoas, os munícipes sejam cada vez melhor atendidos e que tenhamos cada vez mais qualidade de vida”, ressaltou o prefeito eleito.

O prefeito eleito de Castelo, Luiz Carlos Piassi, enalteceu a atuação do governo estadual dizendo que o projeto de reorganização da rede de atenção à saúde a partir de uma visão regional é resultado de um trabalho muito bem feito pelo secretário Ricardo de Oliveira e pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde, com um toque do talento do governo Paulo Hartung para gestão.

“Há 40 anos eu carrego doentes nas ambulâncias de Castelo pra buscar atendimento nos hospitais de Vitória. Graças a Deus surgiu essa ideia maravilhosa dessa unidade regional de saúde em Guaçuí. Vai atender todos os municípios da região, uma população que nós calculamos hoje em torno de 301 mil pessoas”, comemorou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges