Prêmio Dom Luís: homenagem aos 90 anos marca entrega
O bispo Dom Luís completaria 90 anos no dia 24 de agosto. Com o objetivo de homenageá-lo, o Governo do Espírito Santo reagendou a entrega do prêmio para essa data. A solenidade acontece às 16 horas, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória.
Serão reconhecidos pelo Governo do Estado na 12ª edição do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes capixabas que lutam pela justiça social, pelo respeito aos direitos humanos e pelo cuidado com o meio ambiente.
Na ocasião, serão premiados: Centro de Valorização da Vida – CVV; Hermógenes Lima da Fonseca (in memoriam); Joaquim Beato (in memoriam); Projeto “Da tranca para rua” – Defensoria Pública Estadual.
O prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo e tem a finalidade de homenagear pessoas e instituições que trabalham comprometidas com as causas de caráter social e ambiental e que contribuem com a transformação da realidade capixaba, além de servir como estímulo para que outras pessoas também se dediquem às causas sociais.
Premiados
Centro de Valorização da Vida – CVV
O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar por telefone, e-mail, chat e Skype, 24 horas todos os dias, com total sigilo.
Hermógenes Lima da Fonseca (in memoriam)
Nasceu em Conceição da Barra no dia 12 de dezembro de 1916 e faleceu no ano de 1996. Contador, folclorista, jornalista e político, foi um incansável pesquisador, defensor e divulgador da cultura popular e do folclore capixaba; foi membro fundador da Comissão Espírito-Santense do folclore; foi também membro da Academia Espírito-Santense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHG-ES), que completou 100 anos de fundação este ano, e da Associação de Imprensa. Foi um valente defensor dos direitos dos quilombolas e um político batalhador e coerente.
Joaquim Beato (in memoriam)
Pastor, teólogo, professor e ex-senador, ajudou a fundar o curso de Filosofia na Ufes em 1988. Foi fundador da Igreja Presbiteriana Unida e foi presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. Beato foi um dos grandes nomes do Fórum Reage Espírito Santo, movimento de combate ao crime organizado no Estado.
Projeto “Da tranca para rua” – Defensoria Pública Estadual
Um projeto inovador no sistema penitenciário capixaba, que visa informar e conscientizar os detentos acerca dos direitos que eles possuem, à luz do Direito Penal e da Constituição Federal, como qualquer cidadão brasileiro.
Com essa motivação, os defensores públicos Cláudio Angelo Correa Gonzaga e Marcello Paiva de Mello lançaram o “Tranca pra Rua”, que pode ser resumido como um curso intensivo, presencial e on-line, voltado a ensinar aos presidiários direitos elementares.
O Prêmio
O Prêmio, criado pela Lei Estadual 7.844/04, foi instituído em 2004 em homenagem a Dom Luís Gonzaga Fernandes. A homenagem é para lembrar e manter viva a memória desse líder religioso, que marcou de forma definitiva toda uma geração de capixabas na luta pela reconstrução da democracia.
Falecido em abril de 2003, o bispo trabalhou em defesa dos menos favorecidos, despertando a consciência para a justiça, a solidariedade e a redução das desigualdades sociais. Além disso, ele sempre destacou a figura da mulher na igreja e na sociedade, confiando cargos de liderança e contribuindo para que a Igreja em Vitória assumisse a face de uma igreja que valoriza a mulher.
Dom Luís foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, no período de 1966 a 1981. Também foi membro da Comissão Teológica e Litúrgica da CNBB, membro do Departamento de Leigos, membro da Comissão Nacional Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base e bispo de Campina Grande.
________________________________________
Informações à imprensa Assessoria da Secretaria de Estado de Governo Aline Cesconetto (27) 3636-1114 / (27) 98871-5584 aline.duarte@seg.es.gov.br