19/08/2015 14h23 - Atualizado em 17/08/2016 14h25

Prêmio Dom Luís será entregue nesta quinta (20)

A cerimônia de entrega do 11º Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes será realizada nesta quinta-feira (20) às 16h, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória. Durante o evento está programada a apresentação da Orquestra de Violões, de crianças e adolescentes da Paróquia Bom Pastor de Campo Grande, Cariacica.

A premiação é voltada para pessoas e instituições que se destacam no trabalho de promoção à igualdade entre as pessoas. Neste ano, os homenageados são: Ana Maria Caracoche, Augusto Ruschi (in memoriam) e o Corpo de Bombeiro Militar (CBMES).

O Prêmio 

O Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes, criado pela lei estadual 7.844/04, foi instituído em homenagem a Dom Luís Gonzaga, bispo auxiliar de Vitória. A homenagem é para lembrar e manter viva a memória desse líder religioso, que marcou de forma definitiva toda uma geração de capixabas na luta pela reconstrução da democracia.

Dom Luís foi membro da Comissão Teológica e Litúrgica da CNBB, membro do Departamento de Leigos, membro da Comissão Nacional Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base e bispo de Campina Grande. Falecido em abril de 2003, o bispo trabalhou em defesa dos menos favorecidos, despertando a consciência para a justiça, a solidariedade e a redução das desigualdades sociais. Além disso, ele sempre destacou a figura da mulher na Igreja e na sociedade, confiando a elas encargos de liderança e contribuindo para que a Igreja em Vitória assumisse a face de uma igreja feminina.

Esse prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo e tem a finalidade de servir como referência, estímulo e reconhecimento, além de homenagear pessoas e instituições que trabalham comprometidas com as causas de caráter social e ambiental, e que contribuem com a transformação da realidade capixaba.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria da Secretaria de Estado de Governo

Aline Cesconetto

(27) 3636-1114 / (27) 98871-5584

aline.duarte@seg.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard