28/07/2016 15h10 - Atualizado em 28/07/2016 17h40

Programa da ONU aprova resultados de mais um laboratório da perícia capixaba

Mais um laboratório da perícia capixaba tem seus resultados reconhecidos e aprovados pela Organização das Nações Unidas (ONU).  Desta vez, foi o Laboratório de Toxicologia da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) da Polícia Civil, que obteve 100% de acertos na identificação de drogas em materiais biológicos. Os testes fazem parte do Programa de Proficiência do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc).

Durante o Exercício Colaborativo Internacional (ICE), o papel dos peritos foi analisar quatros amostras de urina liofilizadas fornecidas pela ONU, e nelas identificar se havia a presença de drogas e/ou medicamentos, quais eram as substâncias e a quantidade que estavam presentes.

De acordo com a perita bioquímica toxicologista e uma das responsáveis pelos testes, Mariana Peres, em três dos materiais examinados foram encontradas drogas. “Para fazer a análise das amostras, nós fizemos um teste de triagem. Como verificamos a presença de substâncias sintéticas, opióides e os benzodiazepínicos como o medicamento usado para aplicar o golpe ‘boa noite cinderela’, nós usamos o cromatógrafo: um líquido que é específico para análises de substancias que requerem mais sensibilidade durante o teste”, explicou a perita.

Para a realização do exercício, os peritos receberam, juntamente com as amostras, uma lista com as possíveis substâncias a serem encontradas nos materiais fornecidos para análise e alguns padrões de referência, que são amostras de substâncias puras, nas quais há a composição e a concentração exata da droga, entre elas algumas que ainda não chegaram ao Estado. “Nesta listagem havia mais de 50 substâncias, sendo os entorpecentes mais usados no Brasil e na Europa. Entre as substâncias havia drogas de abuso como maconha e cocaína, além de drogas sintéticas e novas drogas como a 25-NBOME , conhecida como “quadrado”, afirmou Mariana.

O estudo faz parte do programa de controle de qualidade promovido pela ONU, que analisa a capacidade dos laboratórios em detectar os diversos tipos de entorpecentes, inclusive aqueles que ainda não chegaram ao Brasil.

“Ficamos muito satisfeitos com os resultados alcançados. Os procedimentos que nós adotamos são os mesmo que realizamos na nossa rotina dentro do laboratório. Esse respaldo alcançado no nosso trabalho comprova que estamos no nível de excelência e que estamos no caminho certo”, avaliou.

Em março deste ano, o Laboratório de Química-Legal da SPTC também conquistou nota máxima no Exercício Colaborativo Internacional (ICE). No caso deles, foram analisadas quatro amostras de substâncias desconhecidas onde foram detectadas drogas como cocaína, metanfetamina e anfetamina.

 

UNODC

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) atua no Brasil desde 1990, com apoio do Governo Federal. Um dos objetivos do UNODC é promover o intercâmbio de boas práticas e de soluções no controle de drogas ao redor do mundo.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil 
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 98849-2310
imprensa.pc@pc.es.gov.br 
Texto: Fernanda Pontes

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978 

Paula Lima (27) 99846-1111
comunicapces@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard