Projetos de eficiência energética terão apoio do Bandes e do BID
A partir desta semana, as empresas capixabas contarão com um aliado para implantar projetos sustentáveis para reduzir o consumo de energia e as emissões de gás carbônico. Um convênio firmado entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta quinta-feira (25), vai tornar o apoio a projetos de eficiência energética do setor privado mais acessível no Estado.
"Este convênio é muito bem-vindo e, com certeza, saímos na frente. É importante inovar, criar, desenvolver novas tecnologias, mas acima de tudo, com sustentabilidade e recursos naturais. Tenho certeza que vamos gerar um belo diagnóstico e, com isso, produzir novas possibilidades de investimento e geração de mais energia, que é fundamental para o Espírito Santo", destacou o vice-governador, César Colnago, durante a solenidade de assinatura.
O convênio conta com recursos provenientes do Governo da Dinamarca, a serem empregados no financiamento de serviços de consultoria especializada para elaboração de diagnósticos setoriais e outros estudos necessários para a implementação de uma estratégia de financiamentos na área.
“A participação do Bandes neste convênio ataca duas frentes da eficiência energética. A primeira delas é que o preço e a escassez de recursos de energia e de água estão fazendo o Brasil ‘cair na real’, temos que nos preocupar com essa questão como sendo vital para o País. A outra é que trazemos a contribuição do BID na inovação dos mecanismos para o suporte tecnológico, permitindo mais formas de os empresários confiarem na economicidade desses projetos”, destacou o diretor-presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas.
A articulação entre os dois bancos prevê o desenvolvimento do Programa de Financiamento de Eficiência Energética para Empresas Capixabas. Trata-se de um programa inovador, com objetivo de estimular o uso mais racional e sustentável dos recursos naturais. Os projetos aprovados poderão utilizar como garantia aos financiamentos o “Seguro de Economia de Energia”.
No Brasil, além do Espírito Santo, haverá a estruturação de projetos de eficiência energética em Goiás, por intermédio da Agencia de Desenvolvimento de Goiás, e na Região Sul, com Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
As ações previstas neste convênio entre Bandes e BID integram o subprojeto “Programa Estadual de Eficiência Energética e de Energias Renováveis” sob a coordenação da Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo (Aspe), dentro do projeto estruturante “Economia Verde” do Plano “Orientações Estratégicas do Governo do Estado 2015 – 2018”.
Eficiência energética
A geração de energia tem sido um tema recorrente no mercado produtivo brasileiro. Um dos grandes desafios para os empresários está em como reduzir estes custos, principalmente considerando-se que o uso energia participa das diversas fases de seus negócios. Uma forma direta de redução nos gastos está na implantação de ações de eficiência energética, ou seja, implantação de tecnologias mais inteligentes que permitam a redução do consumo de energia no dia a dia da empresa em todas as suas atividades.
Neste sentido, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) criou uma garantia de crédito conhecida como EEGM, sigla em inglês para Mecanismo Garantidor de Eficiência Energética, para facilitar o acesso das empresas ao financiamento mais barato de projetos na área. No primeiro momento, um convênio entre instituições de financiamento regionais, como no caso do Bandes, irá mapear o mercado e formatar um programa para que empresários possam investir em projetos sustentáveis ligados à melhoria da eficiência energética e hídrica e à redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.
Sobre as linhas de financiamento do Bandes, acesse www.bandes.com.br ou ligue para 0800 283 4202
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Cleomar Ferreira
Tel.: (27) 3331-4360/ (27) 99815-9237
Wilson Igreja
Tel.: (27) 3331-4424