29/04/2015 15h10 - Atualizado em 19/08/2016 15h02

Regiões Norte e Sul iniciam oficinas para elaboração dos planos regionais de saúde

As regiões Norte e Sul iniciam, nesta quarta (29) e quinta-feira (30), as oficinas de elaboração dos planos regionais de saúde. Participarão dos encontros mais de 180 técnicos e gestores. Secretários municipais de Saúde e outras representações também foram convidados.

A elaboração dos planos regionais começa com a identificação das necessidades de saúde da população, levando-se em conta o perfil epidemiológico e socioeconômico da comunidade em questão e outros determinantes de saúde. Já na etapa seguinte, o objetivo é fazer um levantamento da rede de serviços de saúde para que se possa chegar a uma definição sobre quantos e quais serviços são necessários para suprir as necessidades identificadas em cada região.

Para elaborar o plano, será utilizado uma metodologia disponibilizada pelo Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), uma iniciativa do Ministério da Saúde desenvolvida em parceria com seis hospitais considerados de excelência. Ao final da elaboração, a metodologia prevê a construção dos mecanismos de governança regional que vão garantir a execução efetiva do plano elaborado.

A elaboração dos planos regionais de saúde será acompanhada pelas Comissões Intergestores Regionais (CIR), composta pelos secretários municipais de saúde e por representantes da Sesa. Um grupo gestor do planejamento regional está sendo criado para, entre seus objetivos, manter os agentes externos, como Ministério Público, Defensoria Pública e deputados estaduais e federais, atualizados sobre o andamento do processo.

Oficinas

Entre este mês e o de agosto serão realizadas cinco oficinas por regional de saúde para elaboração dos planos – confira tabela abaixo. Esses encontros serão acompanhados por técnicos do nível central da Sesa, que vão atuar como facilitadores de aprendizagem.

Terão ainda a participação de técnicos das secretarias municipais, das superintendências regionais da Sesa e de apoiadores do Ministério da Saúde que já colaboram com a Sesa na construção das redes de atenção à saúde.

A Região Sul de Saúde compreende os municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

A Região Norte de Saúde compreende os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Mês

Módulo

Região

Norte

Central

Metropolitana

Sul

Abril

Módulo 1 – Abordagem do planejamento e sua complexidade, considerando o marco constitucional da saúde como dever do Estado e direito do cidadão.

29 e 30

27 e 28

29 e 30

Maio

Módulo 2 – Planejamento baseado nas necessidades sociais em saúde.

19 e 20

21 e 22

Junho

Módulo 3 – Modo de atenção e modelos de provisão