30/08/2016 17h26 - Atualizado em 30/08/2016 17h28

Salas de Leitura de sete unidades são inauguradas

O Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) foi palco de um importante marco para unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), no último dia 19. O local sediou simbolicamente a inauguração das Salas de Leitura de sete unidades. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Oldemburg, que monta bibliotecas com acervo de mil livros em todo o País.

“Para nós, este é um momento muito especial. Momento em que torna-se realidade um projeto que irá fazer o adolescente viajar sem precisar sair do lugar. Entendemos o quanto a leitura é importante e, por isso, comemoramos tanto estes espaços consolidados”, contou a gerente do Ciase, Graziela Fasolo, representando as demais unidades que receberam o projeto.

A diretora-presidente do Iases, Alcione Potratz, também participou da solenidade e lembrou o quanto a leitura faz diferença na vida das pessoas. “Sempre gostei muito de ler e posso dizer que vários títulos marcaram a minha infância e a juventude. Espero que estas salas também representem marcos na vida dos jovens que cumprem medida socioeducativa”, falou.

Parceira do projeto, a Chocolates Garoto foi representada por sua gerente de Recursos Humanos, Daniela Silva. “Ficamos muito felizes em ajudar a oportunizar espaços tão importantes na vida desses jovens. A empresa tem esse caráter e, para nós, é muito importante o envolvimento em projetos como estes”, contou.

Outra parceira na iniciativa foi a Editora Record, que doou os livros para a criação dos espaços. A representante da empresa, Cristiane Oliveira, também participou da solenidade: “Somos parceiros do Instituto Oldemburg há muitos anos e sabemos o valor deste projeto. Para nós, é uma satisfação estar em mais uma ação de doação de livros”.

A presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Cristina Oldemburg, também compôs a mesa do evento e falou aos presentes. “Nós alcançamos a marca de 840 bibliotecas instaladas em 24 estados do País. Inaugurar mais sete nas unidades do Iases é motivo de muita alegria e orgulho para nós”, contou.

Além do Ciase, as unidades que receberam as Salas de Leitura foram as Casas de Semiliberdade de Vila Velha e da Serra, onde a equipe participou de uma solenidade simbólica após o evento em Vitória; e as unidades regionais do Iases, no Norte e no Sul do Estado. Este ano, as Salas de Leitura estão homenageando o escritor Graciliano Ramos.

Interior

No sábado seguinte ao evento do Ciase, dia 20, foi a vez da inauguração oficial das Salas de Leitura das unidades do Iases em Linhares, a Unidade de Internação Norte (Unis Norte) e a Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte).

Participaram do evento as servidoras do Gabinete da Presidência do Iases, Silvana Galavote e Bruna Venturini; a gerente de Medidas Socioeducativas, Nathalya Valejo; e a diretora Socioeducativa, Cláudia Faquinote. O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento foi representado por Bianca Ferraz e Janaína Azinaro.

Na Unip Norte, uma professora do município vestiu-se a caráter e contou a história da Pequena Sereia, em que a jovem, metade humana e metade peixe, apaixona-se por um rapaz, mas não pode contar a ele, por sua forma diferente.

Além disso, quatro socioeducandos leram a biografia de Graciliano Ramos, autor que deu nome às Salas de Leitura.

Na sequência, a equipe seguiu para a Unis Norte para inaugurar o espaço. Lá, um dos jovens que cumpre medida socioeducativa vestiu-se de Graciliano Ramos e interpretou a biografia do escritor. Na sequência, outro adolescente tocou a música Asa Branca no clarinete.

No domingo, dia 21, foi a vez de a equipe seguir para Cachoeiro de Itapemirim, encerrando as atividades. O espaço da Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul) ganhou sofás feitos com pilhas de livros e colchões, além de um confortável tapete. As paredes ganharam decoração temática também. Os jovens que cumprem medida socioeducativa na unidade foram os responsáveis pela decoração do espaço e um deles leu na cerimônia uma redação de sua autoria sobre o significado da leitura e o universo dos livros na relação com a sua vida.

Na Unidade de Internação Sul (Unis Sul), o momento de descerramento da placa da Sala de Leitura contou com a participação de socioeducandos das fases Inicial, Intermediária e Conclusiva de cumprimento da medida socioeducativa, familiares, gerência e subgerência da unidade, bem como equipe técnica e agentes.

“Nossa intenção é que o espaço sirva como mais um local de integração entre os socioeducandos, familiares e funcionários ", declarou a subgerente da Unis Sul, Terezina Nascimento.

Além da apresentação do músico e cantor cachoeirense Arnoldo Silva, um dos jovens também tocou cavaquinho e cantou uma canção.