19/02/2016 12h22 - Atualizado em 15/07/2016 14h19

Seag divulga resultado do Edital do Fundo Social da Agricultura

Sete projetos foram habilitados e irão receber apoio financeiro do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar, o Funsaf. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 2,171 milhões. A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) publicou, nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial do Espírito Santo, o resultado do primeiro edital do Funsaf. Os projetos habilitados foram analisados pela Câmara Técnica e aprovados pelo Comitê Gestor.

As organizações proponentes dos projetos têm o prazo de cinco dias úteis para apresentar recurso ao Comitê Gestor, mediante carta a ser protocolada na Seag, no horário das 9h às 12h e das 13h às 17h. A Seag fica localizada na Rua Raimundo Nonato, 116, Forte São João, em Vitória. O primeiro edital do Funsaf foi voltado para associações e cooperativas de famílias que vivem em assentamentos rurais capixabas, para o apoio à Produção, Agroindustrialização, Beneficiamento e Comercialização. Os recursos são oriundos do Governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Habilitados

Os projetos habilitados foram os do Assentamento Florestan Fernandes, em Guaçuí; Assentamento Nova Safra, em Itapemirim; Assentamento Rio Quartel, em Linhares; Assentamento Padre Pedro, em Mantenópolis; Assentamento Oziel Alves, em Montanha; Assentamento Castro Alves, em Pedro Canário; e Assentamento Tomazzini, em Santa Teresa (confira, no final do texto, o resumo dos projetos contemplados).

Ao todo, o Governo do Espírito Santo vai investir nos próximos meses R$ 12 milhões na agricultura familiar capixaba, por meio do Funsaf. O Fundo se une a iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de outras ações que contribuem para o aumento da renda das famílias produtoras e fortalecem a política de segurança alimentar.

Meritocracia

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, afirma que o Governo do Estado está democratizando o acesso a recursos voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar, com base na meritocracia. “Existem vários critérios que são levados em consideração na hora da escolha dos projetos, que é feita de forma transparente por um comitê gestor que conta com a participação de representantes da sociedade civil organizada”.

O Funsaf é gerenciado por um Comitê Gestor, que tem entre outras atribuições a de estabelecer as prioridades e diretrizes para aplicação dos recursos. O Comitê é composto por oito integrantes, com representantes da Seag, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Bandes, do Movimento Sem Terra (MST), da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

O gerente de Agricultura Familiar da Seag, Luiz Carlos Bricalli, destaca que em breve será lançado o 2º Edital do Funsaf, no valor de R$ 9 milhões, contemplando associações e cooperativas de agricultores familiares de todo o Estado. “Estamos dando um salto positivo na qualidade dos projetos contratados, na transparência no uso dos recursos públicos e no fortalecimento dos arranjos produtivos da agricultura familiar capixaba”, afirma.

Saiba mais:

O que é o Funsaf?

O Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar, o Funsaf, é um instrumento criado para democratizar o acesso a recursos financeiros entre associações e cooperativas de agricultores familiares do Espírito Santo, que conta com o apoio técnico e financeiro integrado entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Funsaf vai possibilitar a ampliação dos investimentos do Governo do Estado destinados ao fortalecimento da agricultura familiar.

Qual o objetivo do Funsaf?

O objetivo do Funsaf é apoiar financeiramente projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social dos pequenos produtores de base familiar.

Que tipos de projetos podem ser apresentados?

O Funsaf irá apoiar projetos relacionados à organização dos processos de produção, à agroindustrialização, ao beneficiamento e à comercialização, à gestão dos empreendimentos, à qualificação da prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) e ao desenvolvimento de pesquisas agropecuárias voltadas para agricultura familiar.

Qual será a taxa de juros dos financiamentos?

Não há taxa de juros. Trata-se de um fundo não reembolsável.

Quem pode apresentar os projetos?

Os projetos podem ser apresentados por associações e cooperativas de agricultores familiares e instituições que desenvolvam pesquisas agropecuárias ou prestem serviços de assistência e extensão rural.

Como os projetos são selecionados?

Os projetos são selecionados por meio de Chamadas Públicas, através de critérios estabelecidos em edital.

Para mais informações, acesse: www.seag.es.gov.br/funsaf

PROPOSTAS HABILITADAS NO EDITAL 001/2015

Município/

Assentamento