Sebrae orienta mais de 1,2 mil negócios em bairros do Ocupação Social
Empreendedores de bairros envolvidos no Programa Ocupação Social estão recebendo orientações gratuitas do Sebrae, por meio de agentes de orientação empresarial que atuam no Negócio a Negócio, projeto desenvolvido pelo Sebrae-ES. Até o momento, mais de 1,2 mil microempresários e microempreendedores individuais foram atendidos, e a previsão é que as visitas terminem este mês.
“Os atendimentos são realizados no próprio negócio do morador, com o objetivo de solucionar dúvidas e problemas que possam existir, auxiliando-o na gestão para que alcance melhores resultados”, explicou a secretária de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.
Orientação
O Negócio a Negócio é um programa gratuito de atendimento e orientação empresarial que oferece diagnósticos e recomendações para microempreendedores individuais e donos de microempresas. A ideia é auxiliar nas principais dificuldades que o empreendedor encontra no dia a dia da gestão de seu negócio e indicar possíveis soluções para cada situação.
Por meio do programa, um agente de orientação empresarial realiza as visitas nas empresas e aplica um diagnóstico de gestão básica, abrangendo temas como finanças, operações e mercado. Em seguida, ele sugere soluções para melhoria do negócio. “É um atendimento especializado, com foco em gestão empresarial, de forma presencial, gratuita e continuada”, salientou a secretária.
De acordo com o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, esse é um projeto que gera resultados rápidos, se o empresário fizer a parte dele.
“Os agentes fazem o atendimento no local em que o empreendedor trabalha, observando a realidade e identificando exatamente o que precisa ser melhorado. É uma consultoria individual e personalizada. Com isso é possível oferecer as soluções necessárias para melhorar o que é prioritário. Se o empresário se empenhar, ele vê os resultados aparecendo em pouco tempo”, afirmou Vieira.
Oportunidades
O Programa Ocupação Social está em 25 bairros de nove municípios do Estado, com ações em Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Linhares e Pinheiros. As áreas atendidas são as que concentram, historicamente, o maior número de homicídios, além de serem regiões de alta vulnerabilidade social.
Entre os objetivos do programa estão a redução da taxa de homicídios entre jovens de 15 a 24 anos, a diminuição da evasão escolar e a ampliação do percentual de jovens estudando e/ou trabalhando.
As ações do Ocupação Social são construídas com a participação direta da comunidade, com a Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae), coordenadora do programa, atuando com a mobilização e a articulação entre as instituições que queiram contribuir com atividades que serão levadas aos jovens moradores desses bairros.
Informação à Imprensa
Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas – Seae
Assessoria de Comunicação – Maurílio Mendonça
Tel.: (27) 3636-1162 / (27) 98868-2118
E-mail: seae.comunicacao@gmail.com / maurilio.gomes@seae.es.gov.br