12/08/2016 16h22 - Atualizado em 12/08/2016 16h24

Secretário da Saúde presta contas na Assembleia

O secretário Ricardo de Oliveira esteve na Assembleia Legislativa do Estado Espírito Santo (Ales), na manhã desta sexta-feira (12), para prestar contas dos gastos e dos investimentos realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no primeiro quadrimestre de 2016. Na ocasião, ele falou também de entraves como a judicialização e a desigualdade no financiamento da saúde.

Oliveira disse que o Espírito Santo aplicou 16,27% de recursos próprios em ações e serviços de saúde no primeiro quadrimestre deste ano, e lembrou que no primeiro bimestre foi o estado que mais investiu recursos próprios em saúde dentre todos os estados do país.

Ele também chamou atenção para os gastos da Secretaria de Estado da Saúde com demandas judiciais. Em 2015, foram gastos em torno de R$ 64 milhões para atender solicitações de internações, medicamentos, cirurgias e outros serviços via Judiciário, e no primeiro semestre deste ano os gastos passaram de R$ 26 milhões.

O secretário apresentou o planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Saúde e mostrou como a gestão vem vencendo esses entraves e quanto avançou em seus objetivos prioritários, como garantir à população acesso aos serviços de saúde, melhorar a resolutividade da Atenção Primária à Saúde e restabelecer a capacidade de planejamento, gestão e controle da pasta.

“O Sistema Único de Saúde (SUS) tem problemas, mas funciona. No primeiro quadrimestre deste ano foram realizadas 876 mil consultas e 70 mil internações. Nós temos um desafio enorme para colocar esse sistema para funcionar, mas o essencial é que nosso planejamento tem como base as necessidades do cidadão, e isso é inovador”, disse Oliveira.

O secretário ressaltou que toda a pasta deve trabalhar para que os recursos públicos sejam aplicados de acordo com os interesses dos usuários. Disse, ainda, que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem que ter critério e organização, por isso o planejamento é fundamental nesse processo. “É o planejamento e a gestão que vão garantir que nossos objetivos sejam alcançados e que vão dar suporte e sustentabilidade para todo o trabalho”, salientou.

Estiveram presentes na prestação de contas deputados, o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (Fehofes), Luiz Nivaldo; a superintendente da Aebes, Sirlene Motta; representantes do Conselho Estadual de Saúde, secretários de Estado e profissionais da Secretaria de Estado da Saúde.

Números

Oliveira citou que já foi aberto um total de 86 leitos gerais e 49 leitos intensivos em hospitais da rede própria – Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória; Hospital Estadual Dório Silva, na Serra; e Hospital Estadual Infantil de Vitória – e da rede filantrópica – Hospital Apóstolo Pedro, em Mimoso do Sul, e Santa Casa de Guaçuí.

Outros 95 leitos clínicos devem ser abertos até o fim deste ano no Hospital Estadual Dório Silva (53) e no Hospital Estadual de Vila Velha (42). Este último receberá também cinco salas de cirurgia, proporcionando ao hospital a capacidade de realizar até 7.500 procedimentos cirúrgicos por ano.

O secretário falou também sobre o que está sendo planejado para os próximos anos, como a abertura do Hospital Geral de Cariacica, programada para 2018, e o investimento na assistência materno-infantil, com abertura de 55 leitos obstétricos e neonatais na Maternidade de São Mateus e 100 leitos com esse mesmo perfil na Maternidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Outro ponto comentado por Oliveira foi o novo modelo de atenção à saúde que será implantado com a inauguração dos centros de especialidades nas quatro regiões de saúde. O primeiro deles será aberto no norte do Espírito Santo ainda este ano.

“Esse modelo de atenção à saúde vai funcionar dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que são a regionalização, a meritocracia e a oferta de serviços mais próximos do cidadão. Vamos aumentar em 15 vezes a oferta de serviços e evitar o deslocamento dos usuários para a Grande Vitória”, detalhou Oliveira.

O secretário disse que tudo o que estava sendo apresentado é resultado de um trabalho de uma equipe de servidores da saúde, e aproveitou o momento para demonstrar reconhecimento “a todos que trabalham dia e noite em prol da saúde pública”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges