Sede dos Bombeiros em Venda Nova será inaugurada mês que vem

Em julho, mês de comemoração do Dia do Bombeiro, mais um empreendimento executado pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), será inaugurado na Região Serrana do Estado. A nova sede do 4º Batalhão da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), localizada em Venda Nova do Imigrante, está na reta final.
Será um amplo e moderno espaço que servirá não apenas para o trabalho cotidiano dos Bombeiros, mas também como base para operações atípicas em caso de situação de emergência. A unidade vai viabilizar a redução do tempo-resposta dos atendimentos feitos na região.
O espaço conta com área administrativa, alojamentos, academia de ginástica, auditório, garagem para veículos de emergência, dentre outros. O investimento é de R$ 2,8 milhões, com recursos do CBMES.
O diretor geral do Iopes, Daniel Rosa, ressaltou que a obra trás para a região de Venda Nova e adjacências uma importante base para o trabalho preventivo dos Bombeiros. “Com isso, vai se consolidando a importância que a região tem no cenário estadual”.
Na avaliação do gerente de edificações do Iopes, Aurélio Meneguelli, a finalização desta obra é um orgulho para toda a equipe que participou deste trabalho de grande serventia para a sociedade.
A construção da nova unidade obedece a um projeto arquitetônico padrão, que prevê modernas soluções ambientais, como reaproveitamento da água da chuva e a utilização da energia solar por meio de placas fotovoltaicas. A edificação tem uma área de 1.360 m² distribuída por dois pavimentos.
Além da estrutura necessária para abrigar o efetivo da Companhia e oferecer atendimento ao público de qualidade, o empreendimento também traz elementos na fachada que contextualizam a atividade do bombeiro: uma grande cobertura metálica em forma de onda - representando a água - e uma estrutura de alumínio (brise), pintada de vermelho em forma de um emaranhado – representando o fogo.
Unidades com esse projeto já foram construídas em Aracruz, Nova Venécia, Vitória, Anchieta, Cariacica e Guaçui. Em São Mateus, a construção da Unidade também está em andamento.
Assessoria de Comunicação do IOPES
Priscilla Coelho
3636-2005 / 99972-5862