13/07/2016 15h06

Segurança Pública: Governo do ES participa de Seminário no Rio

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, está representando o Governo do Espírito Santo no Seminário “Balanço das Políticas de Gestão para Resultados na Segurança Pública, nesta quarta-feira (13), no Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo Instituto Sou da Paz, acontece no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e reúne gestores de todo o Brasil para debater e destacar as melhores experiências no combate a homicídios e ocorrências criminais.

Garcia fez uma apresentação na manhã desta quarta-feira (13), em que destacou como o planejamento com foco em resultados e a integração das polícias têm apresentado redução nos indicadores da criminalidade pelo sétimo ano consecutivo no Estado. “O convite do Instituto Sou da Paz é uma oportunidade de falar do trabalho que está em curso no Espírito Santo. Desenvolvemos indicadores para aferir a produtividade das polícias, como prisão de homicidas e apreensão de armas de fogo. Com ações como essas e o comprometimento de todos os policiais, estamos, a cada ano, retirando o Estado das primeiras colocações no ranking da violência e dando as respostas que a população necessita”, finalizou.

Homicídios no Estado

Nas últimas três décadas o Estado do Espírito Santo apresentou crescimento contínuo dos índices de violência, atingindo em 2009 o mais alto patamar da série histórica. Naquele ano, a taxa de homicídios alcançou a marca de 58 mortes para cada grupo de cem mil habitantes. As diversas ações adotadas pelo Governo do Estado para reduzir a escalada da violência começaram a ser implementadas em 2003 e os resultados destas ações começaram a surtir efeito a partir de 2010, quando passou a ser observada uma redução contínua nos registros de homicídios. A taxa de 58 homicídios por cem mil habitantes registrada em 2009 começou a cair ano após ano, atingindo a marca de 35,4 em 2015, consolidando o sexto ano consecutivo de redução. Em 2016, o cenário também é de redução, dados consolidados no primeiro semestre apontam redução de 18% em relação ao mesmo período de 2015.

A taxa de homicídios projetada para 2016 é de 30,7 mortes para cada grupo de cem mil habitantes. Com este índice, o Espírito Santo atingirá o melhor resultado dos últimos 28 anos. O Estado ficará bem próximo da taxa média nacional, que é de 29,1 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, de acordo com o Atlas da Violência 2016 (IPEA).

Homicídios de Mulheres

Em 2009, a cada dois dias uma mulher era vítima de homicídio no Espírito Santo, uma média de 16 homicídios por mês. Na maioria dos casos a mulher já tinha sofrido anteriormente algum tipo de violência doméstica e o autor do crime tinha alguma ligação afetiva com a vítima. Para reverter este cenário a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social implementou ações de prevenção e combate à violência praticada contra as mulheres. Estas ações começaram a apresentar resultado positivo e a taxa de homicídios de mulheres caiu de 11 mortes para cada grupo de cem mil mulheres em 2009 para 6,6 em 2015. Em 2016, o quadro também é de redução, dados acumulados no primeiro semestre apontam redução de 36,6% em relação ao mesmo período de 2015. A taxa de homicídios de mulheres projetada para 2016 é de 4,5 homicídios para cada grupo de cem mil mulheres, a menor taxa da série histórica.

Gustavo Tenório

Coordenador de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública