13/09/2016 16h10 - Atualizado em 13/09/2016 16h17

Servidores aprovam projeto de incentivo à leitura na Sefaz

Antes mesmo de completar um ano, o “Lendo Sefaz”, da Secretaria de Estado da Fazenda, já traz benefícios para aqueles que se envolveram e ainda se envolvem com o projeto, que tem como objetivo o estímulo à leitura e o incentivo a doações de livros no ambiente de trabalho.

Quando inaugurado, em novembro de 2015, havia mais de 200 livros à disposição dos servidores, todos fruto de doações, organizados em uma sala de leitura na recepção da sede da Sefaz.

Hoje, o acervo conta com 488 livros e 244 deles já foram retirados.  A participação pode ser o simples ato de leitura ou o enriquecimento por meio da doação livros. Pedro Borgo, servidor da Gerência de Finanças (GEFIN), chegou a doar mais de dez livros para o projeto, ressaltando que a leitura é algo que deve ser divulgado. “Livro é para lê-lo, e não tê-lo”, afirmou Pedro, explicando a motivação de passar adiante as obras literárias.

Ítalo Costa, servidor da Gerência de Fiscalização (GEFIS), já pegou emprestado vários livros e no momento tem dois em mãos, todos disponibilizados pelo Projeto. O servidor explicou que o fato de os livros estarem à disposição é um incentivo a mais para a leitura. “É fundamental, traz cultura, e talvez alguém que não tenha a prática de ler vai olhar e despertar o interesse”, disse.

A leitura mais próxima de todos

O trabalho que começou na recepção do prédio da Sefaz já se expandiu.  É que desde o início de agosto, aproximadamente 127 crônicas foram coladas nas cabines dos banheiros. Semanalmente, os textos são substituídos, fazendo um revezamento entre os andares.

A exposição das crônicas também faz parte do “Lendo Sefaz”. O próximo passo é a implantação do projeto no município de Cachoeiro de Itapemirim, que já está recolhendo doações. Todas essas ações têm como principal foco estimular a leitura e compartilhar o conhecimento entre todos.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard