03/11/2016 17h59 - Atualizado em 03/11/2016 17h53

Sesa apresenta novo modelo de gestão aos prefeitos eleitos

O secretário Ricardo de Oliveira se reuniu com os prefeitos eleitos e reeleitos do Norte do Estado, nesta quinta-feira (03), e saiu do encontro, em Nova Venécia, bastante satisfeito com o apoio dos gestores municipais ao projeto de governo para a saúde da região.

“Saímos daqui com um projeto de melhoria do atendimento ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) consolidado pelos prefeitos eleitos. Foi uma reunião excelente, que confirmou um apoio importante dos novos prefeitos ao projeto de melhoria do atendimento à população aqui do Norte”, disse o secretário.

A reunião com os prefeitos foi realizada na Unidade de Cuidado Integral à Saúde da Região Norte, o Cuidar Norte. O serviço, que deve ser inaugurado nas próximas semanas, vai marcar o início do modelo de assistência em saúde regional proposto pelo governo estadual e construído “a quatro mãos” pela Secretaria de Estado da Saúde e pelos municípios.

“Vai haver uma mudança total na qualidade do atendimento ao usuário do SUS aqui da região. Um conjunto de especialidades que hoje não está presente na região vai ser ofertado nesta unidade. Vai melhorar também a atenção primária, porque existe uma relação da atenção primária com essa atenção ambulatorial”, detalhou o secretário.

O prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana, vê com bons olhos o modelo de atendimento regional e acredita que o cidadão que hoje precisa se deslocar grandes distâncias do interior para a Grande Vitória em busca de atendimento será, de fato, o principal beneficiado.

“A descentralização do atendimento vai contribuir muito com o munícipe que tem que pegar um ônibus aqui em Nova Venécia ou lá em Montanha, por exemplo, para ir para a Grande Vitória atrás de consultas e exames. Isso vai diminuir o sofrimento dessas pessoas. Elas vão passar a usar menos transporte e o percurso vai ser mais curto. Esse novo modelo de gestão vai melhorar o atendimento de uma forma muito organizada”, comentou o prefeito reeleito.

A Unidade de Cuidado Integral à Saúde vai beneficiar a população dos 14 municípios da Região Norte – Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Conforme pactuado com as prefeituras locais, a gestão do Cuidar Norte será feita pela Secretaria de Estado da Saúde e pelos municípios da região por meio do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIMNORTE-ES), do qual fazem parte Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Nova Venécia, Pedro Canário, São Mateus, Vila Valério, Pinheiros, Montanha, Mucurici e Ponto Belo.

O prefeito de Mucurici e presidente do CIMNORTE-ES, Osvaldo Fernandes de Oliveira Júnior, disse que saiu da reunião bastante feliz com a presença dos prefeitos eleitos e reeleitos, e parabenizou o esforço e a dedicação do secretário Ricardo de Oliveira e da equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde para que o Cuidar Norte possa funcionar.

“Esse é um desejo da região, é um desejo de cada prefeito, é um desejo da população, e saio bastante feliz porque nós vamos realizar esse nosso objetivo”, disse.

Próxima reunião

A reunião com os prefeitos eleitos aconteceu por ocasião do Seminário Regional de Planejamento 2017-2020, iniciado pela Região Norte do Espírito Santo. O Seminário também será realizado nas Regiões Sul, Central e Metropolitana. A próxima reunião será na terça-feira (08), em Guaçuí, com os prefeitos eleitos da Região Sul de Saúde.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges