29/10/2015 12h00 - Atualizado em 10/08/2016 16h31

SESA comemora Dia do Servidor com música e homenagem

Na sede administrativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na Enseada do Suá, em Vitória, os servidores começaram esta quarta-feira (28) com música. É que a data é especial para eles, pois se celebra o Dia do Servidor Público. Para comemorar, uma apresentação do Grupo de Choro da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), homenagens, reflexões e demonstração de uma ginástica terapêutica e preventiva iniciaram a manhã dos servidores na instituição.

“Esta data serve para refletirmos nosso significado no serviço público e pensar a importância de desenvolver o trabalho na Secretaria de Estado da Saúde. Aqui, nosso objetivo é prover serviço de saúde de qualidade para o cidadão”, disse o subsecretário de Assuntos de Administração e Financiamento, Hermínio Ribeiro, ao abrir a comemoração.

Em nome do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, Hermínio também agradeceu aos servidores pelo comprometimento. “Somos agentes transformadores da sociedade e devemos pensar no quanto podemos contribuir com ela”, ressaltou o subsecretário de saúde.

O subsecretário de Assuntos de Regulação e de Organização da Atenção à Saúde, Magnus Bicalho Thezolin, também saudou os servidores reforçando a importância do trabalho realizado por eles na Secretaria. “As ações que desenvolvemos é para os usuários. Somos responsáveis pela saúde da população capixaba, seja em qualquer nível de atenção”, frisou Thezolin.

A manhã para celebrar o Dia do Servidor Público continuou com um momento de oração e reflexão realizado pela servidora da corregedoria da Sesa, Sônia Maria Alcides, e uma aula de ginástica chinesa, a Lian Gong Shi Ba Fa 18 Terapias Anterior, ministrada pelo chefe do Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Sesa, Luiz Cláudio Silva, que pratica a atividade há mais de dez anos.

“Essa ginástica é um tipo de autocuidado. Ela serve para prevenção de dores no pescoço, ombros, costas, região lombar, glúteos e pernas. São 18 exercícios e cada um é indicado para um tipo de dor. A pessoa pode fazer de acordo com a necessidade, mas é válido também torná-la um hábito. Na primeira vez não precisa saber todos os movimentos, o conhecimento é gradativo”, explicou Luiz Cláudio, informando que quem tiver mais interesse pode procurar pelas aulas em vídeos na internet.

Servidora pública há 21 anos, Danieli Cruz Maestri, reconhece que é fundamental o trabalho desempenhado pelos servidores para a população. Ela exerce sua função no Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Sesa, que promove capacitações para os servidores que trabalham nos serviços de saúde. “Se esses profissionais que estão na ponta realizam seus serviços com qualidade, com certeza o benefício é para a população”, ressaltou Danieli.

Homenagem

O servidor Joacir Rodrigues da Cruz, que há 30 anos é funcionário público, foi homenageado representando todos os servidores da Secretaria de Estado da Saúde. “Fico muito feliz de estar aqui há 30 anos e vê-los todos os dias da semana. Sinto-me bem em vê-los com saúde, e juntos cumprindo nossas tarefas”, disse Joacir lisonjeado com a homenagem.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges