17/03/2016 15h00 - Atualizado em 13/07/2016 15h03

Simpósio define ações do Plano Estadual sobre Drogas

Qualificação dos órgãos ligados ao atendimento a dependentes químicos de todo o Estado, municipalização das políticas sobre drogas, parcerias para a formação de uma rede de serviços e diálogo com a Justiça no que diz respeito a tratamento de egressos do sistema prisional. Essas são algumas ações do documento elaborado durante o Simpósio Metropolitano de Política sobre Drogas, que terminou nesta quarta-feira (17), em Vila Velha.

Durante o evento, grupos de trabalho formados por representantes de órgãos estaduais e municipais que trabalham com políticas sobre drogas de todo o Estado discutiram sobre a criação de uma rede integrada para potencializar os serviços de atenção e assistência ao dependente químico.

No último dia do simpósio foi elaborado um documento com base em três eixos (prevenção, tratamento e segurança pública), que será entregue ao Comitê Gestor sobre Drogas que, após análise, irá construir um Plano Estadual sobre Drogas. O Comitê Gestor é formado por órgãos estaduais, municipais e sociedade civil.

“Foi um debate muito intenso, produtivo e representativo nesse simpósio. Nossa expectativa é que esse documento provoque bons estímulos rumo à elaboração de uma Política Estadual sobre Drogas, que nos ajude ainda mais a avançar no trabalho de tratamento, recuperação e erradicação da dependência química e suas consequências devastadoras”, afirmou o coordenador estadual de Política sobre Drogas, Gilson Giuberti.

Realizado pela Vice-governadoria, por meio da Coordenação Estadual de Política sobre Drogas, o Simpósio ocorreu no período de 14 a 17 de março, na UVV, em Vila Velha, e contou com cerca de 300 participantes. No encerramento do evento, o coordenador estadual de Direitos Humanos, Júlio Pompeu, ministrou a palestra “Vício e Virtude”.

Informações à imprensa:

Alessandra Tonini: 99871-0543