25/04/2016 11h30 - Atualizado em 11/07/2016 16h50

Sinfônica do ES estreia obra de jovem compositor nesta semana

Duas belíssimas peças consagradas e uma novidade oriunda de uma “prata da casa” vão marcar as séries “PRÉ-ESTREIA E CONCERTOS SINFÔNICOS” desta semana. Nesta quarta (27) e quinta (28), a OSES – Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, sob a regência do seu maestro titular, Helder Trefzger, realizará mais duas apresentações, no Theatro Carlos Gomes, dentro da Temporada 2015. Sempre uma grande oportunidade para conferir ao vivo o melhor da música clássica, a preços populares (R$2 inteira e R$1 meia).  Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Theatro Carlos Gomes (tel. 3132-8399).

Abrindo o programa, uma obra de Brahms, a Abertura Festival Acadêmico, escrita em 1880. É pot-pourri enérgico e marcado por inusitados contrapontos que o compositor alemão criou em homenagem à Universidade de Breslau na Polônia, em agradecimento ao título que lhe foi concedido de "Doctor Honoris Causa".

Na sequência a novidade da noite: a orquestra fará a estreia mundial de uma peça escrita em 2016 por um jovem compositor, integrante da própria orquestra. É a obra “Concertino para percussão e orquestra”, escrita pelo compositor Leonardo Gorosito, que também será o solista, e é dedicada à Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo. A peculiaridade da peça é que o instrumento solista é um tambor de maracatu. Sem dúvida, uma surpresa.

Para concluir o programa, a célebre Sinfonia n.º 4, escrita entre 1877 e 1878 pelo compositor russo Tchaikovsky, que a considerava uma de suas obras-primas. Uma obra que vai muito além das fronteiras tradicionais até mesmo das próprias composições de Tchaikovsky, o destaque é o seu desfecho imponente e cheio de peso, uma das marcas registradas do compositor.

Leonardo Gorosito

Natural de Curitiba, Leonardo Gorosito é bacharel em percussão pela UNESP e mestre pela Yale University (Estados Unidos). Integra a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo desde 2014, e ao lado de Rafael Alberto forma o duo de percussão DESVIO, onde o principal foco de trabalho é a composição de obras para instrumentos de percussão brasileiros. Teve suas peças executadas por outros músicos na Alemanha, França, Bélgica, Japão e, principalmente, nos Estados Unidos.

Séries “SÉRIES PRÉ-ESTREIA E CONCERTOS SINFÔNICOS

Obras de: Brahms, Tchaikovsky e Leonardo Gorosito

Regência: Maestro Helder Trefzger

Solista: Leonardo Gorosito, percussão

Local: Theatro Carlos Gomes

Data: 27 e 28 de abril

Horário: 20h

INGRESSOS: R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia). Venda antecipada. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro antecipadamente. Telefone: 3132-8399.

Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com