08/11/2016 15h01 - Atualizado em 08/11/2016 15h04

Supervisores escolares iniciam formação pela Sedu

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) deu início, nesta segunda-feira (07), a uma formação destinada aos profissionais efetivos que assumirão a função de supervisores escolares. A atividade segue até sexta-feira (11), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

A capacitação tem carga horária total de 40 horas e conta com duas turmas, somando 46 participantes. Entre eles estão 31 servidores que passarão pela primeira vez por esta experiência. Os demais são profissionais que já atuam no desenvolvimento desta atividade.

O objetivo da formação é desenvolver conhecimentos e competências básicas para a atuação desses profissionais como supervisores escolares na Sedu, com base na Portaria nº 112-R, de 22 de outubro de 2010, que regulamenta tais atividades.

Durante a abertura da formação, estiveram presentes o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, a subsecretária de Estado de Planejamento e Avaliação, Andressa Bus Rocha, e a presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria José Ceruti Novaes.

O momento contou, ainda, com a participação da diretora-técnica da Esesp, Sylvana Torres, e dos gerentes de Secretaria Escolar e de Desenvolvimento de Talentos Humanos da autarquia, Viviane Maitan e Marcos Villas Bôas.

Segundo a subsecretária Andressa Rocha, cada membro presente na formação passa a assumir um importante papel na educação capixaba. “O que deve nos mover para além de tudo o que fazemos é a garantia de aprendizagem dos nossos alunos. Todas as nossas ações devem ser direcionadas para isso”, disse.

O secretário de educação aproveitou a oportunidade para dar as boas vindas, parabenizar a todos os presentes e agradecer pelo trabalho coletivo que eles aceitaram desenvolver. “É sempre um desafio sair de uma posição e ir para outra. Mas louvo esse espírito de querer mudar. Essa é a atitude desse novo mundo, que precisa de pessoas que se dispõem a mudar a si mesmas e ao seu redor”, declarou Haroldo.

A formação

A formação de Supervisores escolares foi desenvolvida em parceria com a Esesp. Entre os temas a serem trabalhados estão: conhecimentos sobre a legislação que regulamenta esta função; conhecimentos sobre aspectos operacionais da Resolução CEE/ES 3.777/2014; ações de monitoramento das escolas públicas e privadas; e o aprimoramento das práticas dialógicas e relações interpessoais.

Entre os servidores presentes na ação está Sônia Regina Caliman Bravin, que já atua nesta função. Para ela, este momento é fundamental para que o trabalho apresente uma evolução constante. “A formação é muito importante para que possamos desempenhar nossas atribuições, contribuir para a melhoria das nossas escolas e aperfeiçoar o trabalho das equipes”, disse.

Quem vai assumir o posto pela primeira vez aponta que esta capacitação é fundamental para garantir a qualidade do serviço prestado. Este é o caso de Marcella Simonetti Pasolini, que há dois anos atua como técnica pedagógica na rede. Para ela, assumir uma nova função é algo desafiador, mas que ganha novos rumos com conhecimento.

“É desafiador e de grande importância. Nosso objetivo é trazer um olhar que vá fortalecer os processos educativos dentro do contexto escolar. O supervisor tem um papel de estar orientando, ser um parceiro das escolas no processo de regulação e desenvolvimento de ações pedagógicas, onde nosso foco principal é a melhoria da aprendizagem do aluno. Por isso, todo esse processo de formação é primordial”, destacou.

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br