17/02/2016 12h00 - Atualizado em 15/07/2016 13h57

Unidades prisionais realizam ações contra o Aedes aegypti

Nas últimas semanas, três unidades prisionais realizaram ações de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

Na Penitenciária Estadual de Vila Velha IV (PEVV IV) foi realizado um mutirão para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV). A ação ocorreu na última sexta-feira (12).

O combate ao mosquito continuará sendo realizado todas as quartas-feiras. Segundo o diretor da unidade, Rócio Andrade Pereira Junior, “o mutirão de forma contínua e organizada é a melhor forma de evitar a propagação das doenças transmitidas pelo mosquito”.

Na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II), a mobilização contra o Aedes aegypti começou com palestras para os familiares dos internos no último final de semana e distribuição de panfletos informativos. No sábado (20) e no domingo (21), a ação será realizada novamente.

Dando continuidade ao trabalho de conscientização, na próxima semana será feita pela equipe de saúde da unidade uma ação com os detentos, que receberão orientações sobre como evitar focos do mosquito e informações sobre as doenças que ele transmite.

Em São Mateus, o trabalho de conscientização também foi voltado para os internos. Eles receberam orientações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em palestras realizadas nos finais de semana e no período da noite. Também foi reforçada a limpeza do entorno da galeria para evitar o surgimento de focos do mosquito e foi feita uma visita do fumacê à unidade.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo