10º Simpósio Regional de Cafeicultores do Caparaó reúne o setor em Alegre
Tem início nesta terça-feira (14), a partir das 18 horas, o 10º Simpósio Regional de Cafeicultores da Região do Caparaó e também a 4ª Feira de Insumos, no Armazém da Cooparaíso, em Alegre. O Encontro, que continua até quarta (15), deve reunir cerca de 150 produtores, estudantes e especialistas na área de café, tem como objetivo orientar os participantes sobre as mais modernas tecnologias para a cafeicultura de arábica. A realização é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), em parceria com a Prefeitura do município, a Cooparaíso e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf).
“A cafeicultura de arábica no Espírito Santo tem no Caparaó seu cenário de maior destaque, com mais de 50% da produção estadual. Na região, a cafeicultura é a principal atividade econômica, gerando trabalho e renda para cerca de 100 mil pessoas. Por isso é importante os produtores estarem capacitados sobre as mais modernas técnicas de cultivo e organização rural. A informação é o caminho para a solução dos principais entraves encontrados na agricultura e para o desenvolvimento social e econômico do Estado”.
Dentro desta perspectiva, durante o evento serão enfocadas as principais tecnologias e os maiores problemas e desafios ligados à Região Sul do Estado, com destaque para o gerenciamento da propriedade rural, a organização dos produtores e o programa Renovar Café Arábica, que prevê a renovação de lavouras de café antigas sob bases tecnológicas mais modernas.
Além disso, os participantes poderão visitar os estandes com exposições de máquinas e equipamentos de lavouras cafeeiras em montanhas e as de produtos defensivos agrícolas, como herbicida, inseticida e fungicida, durante a feira de insumos.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Incaper de Alegre, Izaias dos Santos Bregonci, a finalidade do encontro é fortalecer e fomentar a produtividade do café arábica no Caparaó, devido a atividade ser uma das mais importantes da região. “Para isso, além das palestras, que vêm como forma de orientar os produtores para desenvolverem um trabalho lucrativo e de qualidade na cafeicultura, estaremos expondo as principais máquinas e equipamentos para se trabalhar nas regiões das montanhas, já que a mão de obra nesta área é diferente das demais”, afirmou Bregonci.
Para o superintendente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), Frederico de Almeida Daher, os dois dias de simpósio serão de grande importância para o Estado, no setor cafeeiro. “O evento vem chamando a atenção dos cafeicultores para as mudanças que se fazem necessárias, que são: consolidar as práticas agrícolas da cafeicultora sustentável, divulgar o programa do Governo - Renovar Arábica, e mostrar ao produtor que o caminho da qualidade do café é sem volta. Isso porque o mercado quer excelência e está remunerando este tipo de trabalho para agregar renda a atividade”, afirmou.
Confira a programação:
14/09 - Terça-feira
14h- Montagem dos estandes
18h - Chegada dos participantes
19h - Ações integradas/ parcerias institucionais para o desenvolvimento da cafeicultura
19h30 - Abertura solene
20h30 - Visita aos estandes, coquetel e apresentação do grupo "Sanfoneiros de Alegre"
22h - Encerramento
15/09 - Quarta-feira
Painel I - Organização Rural
08h30 - Chegada e inscrição dos participantes
9h - Palestra motivacional - Desafios e convicções do cafeicultor
09h40 - Cooperativismo - A solução para agregação de valor à produção cafeeira
10h50 - Visita aos estandes
Painel II - Renovar Arábica
11h10 - Variedade Arábica: Atitude e Adensamento
11h50 - Qualidade - Exigências do Mercado Consumidor
12h30 - Almoço e visita aos estandes
Painel III - Gerenciamento e Administração
13h30 - Importância da irrigação na cafeicultura
14h - Gestão - Necessária ao sucesso do cafeicultor
14h30 - Linhas de Financiamento para a cafeicultura
15h - Visita aos estandes
17h30 - Encerramento
Haverá sorteio de brindes para os cafeicultores presentes. Mais informações podem ser adquiridas no escritório do Incaper de Alegre, no telefone: (28) 3552-4125.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Thainná Karina
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3137-9868 / 9850-2210
Acompanhe no Twitter: @Incaper