06/08/2010 12h00 - Atualizado em 22/01/2019 15h08

23ª Festa do Morango: Incaper realiza Dia de Campo para agricultores e visita monitorada para visitantes

A Tradicional Festa do Morango de Pedra Azul, em Domingos Martins, que está em sua 23º edição, tem início nesta sexta-feira (06). Como parte da programação, neste sábado (07) o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza um Dia de Campo sobre a cultura do morango, com o objetivo de instruir os produtores da região quanto às técnicas adequadas de cultivo da fruta.

Fotos: Asses. de Comunicação/Incaper

A cultura de morango ocupa hoje aproximadamente 200 hectares de área plantada no Espírito Santo.

Além disso, no domingo (07), pela primeira vez o Instituto promove uma visita monitorada a plantações de morango da região de Pedra Azul, com o intuito de atender aos visitantes da festa e apresentar aos consumidores como a fruta é cultivada.

“O morango está em plena safra, que teve início em maio e vai até outubro. Devido à importância da cultura para o município, que é o segundo maior produtor do Estado, a festa tem o objetivo de divulgar a produção de morangos de Domingos Martins e ainda instruir os produtores rurais da região sobre as práticas que contribuam para melhoria da qualidade e produtividade da fruta”, afirma o engenheiro agrônomo do Incaper, Agno Tadeu.

Dia de Campo

O Dia de Campo acontece das 8h30 às 11h30, no Sítio Pedreiras, distrito de Aracê, em Domingos Martins, e terá a participação de aproximadamente 120 agricultores familiares da região. Na oportunidade, os participantes receberão informações sobre boas práticas de cultivo e pós-colheita, e ainda haverá uma inovação: a presença de uma fisioterapeuta que irá instruir os produtores sobre a postura correta ao desempenhar os tratos culturais, e também cuidados com a pele devido à exposição excessiva ao sol.

“Cuidados com a postura e com a pele ao colher os frutos são preocupações essenciais para promover a qualidade de vida aos agricultores familiares capixabas. Por isso, a inclusão do tema na capacitação”, afirma Agno Tadeu. 

O Dia de Campo será divido em “três estações”: Boas Práticas Agrícolas Aplicadas à Cultura do Morango; Boas Práticas de Colheita e Pós-Colheita do Morango; e Ergonomia: Cuidados com a Saúde do Agricultor.

A capacitação será na área de plantio de morango Sr. Aldemir A. Grecco & Gesio Canal e do Sr. Rainor Uliana. As inscrições poderão ser feitas na hora do evento e a participação é gratuita.

Visita Monitorada

No domingo (07), visitantes que estiverem interesse em conhecer como funciona o processo produtivo do morango, poderão embarcar gratuitamente em uma visita monitorada por três técnicos do Incaper.

A saída está marcada para as 9h30, no Centro de Eventos de Pedra Azul, onde acontece a Festa do Morango. São 60 vagas, e o grupo se dividirá em três vans. A visita tem duração estimada de uma hora e as inscrições poderão ser feitas na hora.

De acordo com Agno Tadeu, a visita tem o objetivo de proporcionar o contato com a agricultura para pessoas da cidade e demonstrar o trabalho científico e tecnológico que existe por traz da produção.

Outras informações podem ser obtidas no telefone do escritório do Incaper, em Domingos Martins: (27) 3248-1895.

O morango no Estado e em Domingos Martins

A cultura de morango ocupa hoje aproximadamente 200 hectares de área plantada no Espírito Santo, sendo Domingos Martins o segundo maior produtor da fruta no Estado, respondendo por aproximadamente 23% da área plantada.

As condições de clima e solo da Região Serrana, a introdução de novos materiais genéticos e a melhoria do nível tecnológico da cultura têm estimulado os produtores capixabas, que aos poucos, estão se adequando à produção sustentável.

Os principais municípios produtores de morango do Estado são: Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Castelo, Venda Nova do Imigrante e Afonso Cláudio. Nos últimos dois anos, houve uma expansão da cultura nas regiões de Tijuco Preto, em Domingos Martins, e de Garrafão, em Santa Maria de Jetibá.


Programação da 23ª Festa do Morango

- Sexta-feira (06) – Entrada: 1kg de alimento não-perecível.
18h30 – Abertura Oficial da 23ª Festa do Morango com a presença de autoridades locais.
20h – Desfile para a eleição da 23ª Rainha do Morango.
21h30 – Atração Musical com Léo e Luan.
00h – Atração Musical com Os Santannas.
03h – Encerramento.

- Sábado (07) – Meia entrada: R$ 15,00 (será cobrada a entrada somente após as 18h).
08h – Abertura dos Portões e saída dos produtores para a visita técnica as propriedades.
09h30 – Largada da 1ª Corrida Rústica do Morango.
11h – Almoço ao som de cantarola italiana.
13h – Apresentação de dança italiana.
14h – Moda de viola e atrações diversas.
16h – Sorteio de um caminhão Ford Cargo 712 Completo e um Ford Fiesta.
18h – Atração Musical com Beto Brasil.
20h – Atração Musical com Banda Evidance
23h – Atração Musical com Nando e Michel.
01h30 – Atração Musical com Forró Comichão
04h – Encerramento.

- Domingo (08) – Entrada Franca
08h – Abertura dos Portões e saída dos turistas para a visita as propriedades.
11h – Almoço ao som de cantarola italiana.
14h – Apresentação de dança italiana.
15h – Moda de viola e atrações diversas.
17h – Atração Musical com The Fillers.
19h – Atração Musical com Roni e Ricy.
22h – Atração Musical com Cheiro de Flor.
00h – Encerramento das festividades.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Thainná Karina
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3137-9868 / 3137-9888 / 9850-2210

Acompanhe no Twitter: @Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard