09/08/2024 14h31

31º Festival de Cinema de Vitória oferta formação gratuita para educadores e educadoras

Desenvolver um campo de experiência e criação por meio da interação com a natureza, o cinema e o audiovisual. Esse é o objetivo da oficina “Crianças do Lado de Fora”, vivência que será ministrada pela cineasta e educadora Ana Bárbara Ramos, e que integra as atividades do 31º Festival de Cinema de Vitória. A formação gratuita acontece de 20 a 22 de agosto, de terça a quinta-feira, das 9h às 13 horas, no Auditório do Hub ES+, Centro de Vitória. A atividade tem como público prioritário educadores e educadoras e as inscrições acontecem a partir do dia 12 de agosto, via formulário on-line, disponível no site do evento (festivaldevitoria.com.br).

A vivência é baseada na metodologia do “Ver e Fazer”: visionamento de filmes, criação de narrativa audiovisual, brincadeiras e roda de conversa. A proposta é apresentar e vivenciar um percurso pedagógico e criativo, proporcionando aos educadores ferramentas e experiências que eles poderão aplicar com seus estudantes. A intenção é que os participantes se conectem com a natureza presente em seus territórios, integrando essa relação ao seu cotidiano de forma prática e significativa. A oficina pretende sensibilizar o olhar dos participantes para si mesmos, para as imagens e o mundo ao seu redor.

Sobre a oficineira

Ana Bárbara Ramos é cineasta, educadora e gestora de projetos especializados na área de cinema, audiovisual, educação e infâncias. É co-criadora da Semente-Escola de Educação Audiovisual. No cinema, as histórias de vidas de pessoas comuns inspiram seus filmes. Ao todo, já realizou oito curtas-metragens, entre eles, Cósmica (2023), Sociedade do cloro (2015), Oferenda (2011), Sweet Karolynne (2009). Natural de Olinda (PE) e radicada na Paraíba, possui mestrado em Letras e graduação em Comunicação Social pela UFPB. É membra da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), do Núcleo de Educação Transformadora da Paraíba, da Redekino - Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual e do MIA Movimento da Infância e Audiovisual.

Formações

Um dos principais focos do Festival de Cinema de Vitória, além do fomento e da difusão do audiovisual brasileiro, está ligado à construção de saberes. Com foco no intercâmbio entre a cultura e a educação, o programa de formação do 31º Festival de Cinema de Vitória realizou no mês de julho atividades que atravessam o audiovisual nas áreas da atuação, produção e narrativa em cinco formações gratuitas ministradas pelos atores Johnny Massaro e Silvero Pereira, pela atriz Marcélia Cartaxo, pela diretora e roteirista Sabrina Fidalgo e pela jornalista e produtora cultural Leila Bourdoukan e que atenderam mais de 300 participantes.

O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), Secretaria da Cultura (Secult). Tem apoio da Rede Gazeta, do Canal Brasil, do Canal Like, do Sesc Glória, da Carla Buaiz Jóias e da TVE Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Serviço:

Oficina “Crianças do Lado de Fora”
com Ana Bárbara Ramos
Quando: 20 a 22 de agosto
Horário: 9 às 13 horas
Local: Hub ES+ - Praça Costa Pereira, 30, Centro de Vitória
Inscrições gratuitas: a partir de 12 de agosto via formulário online no Instagram @festivaldevitoria- público prioritário de educadores e educadoras

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro