11/11/2010 23h41 - Atualizado em 18/01/2019 15h20

5º Simpósio Sul Capixaba de Café Conilon reúne produtores em Iconha

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), e a Prefeitura de Iconha, realiza, nesta sexta-feira (12), a partir das 13 horas, o 5º Simpósio Sul Capixaba de Café Conilon juntamente com a 5ª Feira de Insumos, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O objetivo do evento é orientar os produtores sobre as técnicas para melhoria da qualidade do café e para melhor gestão da propriedade rural, com o intuito de aumentar a lucratividade na atividade.

O Simpósio envolve seis municípios da região – Iconha, Piúma, Guarapari, Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul e Anchieta. Com exceção de Piúma e Anchieta, os demais municípios cultivam tanto café arábica quanto o Conilon. Juntos, somam 15 mil hectares de área plantada com o café, com uma produção de 340 mil sacas por ano, o que corresponde a 3,2% da produção capixaba, que é de 10,5 milhões de sacas. A produtividade média da região é de 23 sacas por hectare.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura e pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão, a região é composta de pequenos produtores de base familiar, onde o café, principalmente nos municípios de Iconha, Rio Novo do Sul e Alfredo Chaves, está entre as principais atividades econômicas, gerando emprego e renda.

“O evento é importante para profissionalização dos produtores rurais, associando tecnologias para aumento da produtividade, melhoria da qualidade e melhor gestão da propriedade rural, visando com isso a diminuir custos de produção e aumentar a lucratividade dos envolvidos na atividade”, afirma Ferrão.

Segundo ele, nesta região existe grande diferenciação de níveis de qualidade e produtividade. Iconha apresenta uma produtividade média de 32 sacas por hectares, e está entre os municípios com maior produtividade média do Espírito Santo. Entretanto, outros apresentam produtividade inferior à média estadual, que é 26 sacas.

“A região tem grande potencial para aumentar a produtividade na atividade cafeeira, devido à qualidade do solo e à adequada precipitação pluviométrica e distribuição de chuvas”, completa o pesquisador.

Segundo o extensionista do Incaper de Iconha, Fábio Lopes Dalbom, o Instituto tem desenvolvido diversas iniciativas para melhoria da atividade cafeeira do município, como dias de campo, excursões técnicas, palestras, capacitações, visitas diárias às propriedades, entre outras, para que o produtor esteja atualizado sobre as novidades no cultivo do café Conilon.

Programação do evento:

08h – Montagem dos estandes da feira
12h – Chegada, inscrição dos participantes e visita aos estandes

13h – Gestão da Propriedade Rural e Mercado do Café
Serviço de Aprendizagem Rural (Senar)
Frederico de Almeida Daher, Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf)
Moderador: Carlos Antônio de Mello – Incaper de Iconha
13h45 – Uso Correto de Fertilizantes na Cafeicultura
André Guarçoni Martins – Pesquisador do Incaper
Moderador: Fertilizantes Heringer
14h30 – Melhoria da Qualidade do Café
Marcos Moulin Teixeira – Incaper/Cetcaf