06/10/2023 14h54

A Trupe Barroca apresenta obras dos séculos XVII e XVIII com o projeto Concertos na Vila

O violoncelista Christian Munawek é um dos quatro músicos que se apresentam no projeto (Foto: Divulgação)

Utilizando instrumentos históricos, o projeto Concertos na Vila leva a música barroca para diversas cidades, do Espírito Santo e de outros estados, aliando pesquisa e performance, com quatro músicos apresentando obras em estilo “trio sonata”. São ensaios preparatórios, masterclasses, ensaio aberto e três apresentações gratuitas, que acontecem segunda-feira (09), na Igreja do Carmo, em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro; terça-feira (10), na Primeira Igreja Presbiteriana de Alto Caparaó, Minas Gerais; e dia 30 de outubro, na Igreja do Carmo, em Vitória.

Com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto é capitaneado pelo grupo A Trupe Barroca e tem como missão difundir o repertório de compositores dos séculos XVII e XVIII, valorizando a diversidade e a riqueza da música produzida naquela época, além de promover a formação de novos músicos e apreciadores dessa arte.

Durante os concertos, são apresentadas obras de compositores como os italianos Antonio Vivaldi (1678-1741) e Arcangelo Corelli (1653-1713), o francês Jean-Marie Leclair (1697-1764) e o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Os músicos envolvidos no projeto são Dennys Serafim (violista e cravista), Diego Adinolfi (violinista), Felipe Ribeiro (violinista) e Christian Munawek (violoncelista).

As masterclasses, por sua vez, serão oferecidas gratuitamente para alunos de projetos sociais ligados à música nas cidades visitadas, proporcionando a oportunidade de aprendizado e intercâmbio com os músicos do grupo. A iniciativa visa contribuir para democratizar o acesso à cultura, preservar o patrimônio musical e formar plateias sensíveis e com olhar crítico.

Serviço:

Concertos na Vila, com A Trupe Barroca

09/10 (segunda-feira)
Horário: às 20h
Local: Igreja Nossa Senhora do Carmo, Campo dos Goytacazes, Rio de Janeiro

10/10 (terça-feira)
Horário: às 19h
Local: Primeira Igreja Presbiteriana, Alto Caparaó, Minas Gerais

30/10 (segunda-feira)
Horário: às 19h30
Local: Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Vitória

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard