18/10/2010 18h00 - Atualizado em 21/01/2019 12h10

Ação da Polícia Militar leva serviços e lazer à comunidade de Vila Velha

Serviços, entretenimento e lazer para moradores de bairros considerados de risco social. Esta foi a ação desenvolvida pela Polícia Militar no bairro Alecrim, em Vila Velha, e que atraiu, também, centenas de moradores de bairros vizinhos neste sábado (16). O trabalho contou com a parceria de diversos órgãos, como a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal de Vila Velha e Sest/Senat. O 4º Batalhão da PM, que atua no município, promoveu o evento com o objetivo de aproximar ainda mais a comunidade da polícia.

Os participantes contaram com palestras educativas sobre higiene bucal e puderam aprender a como escovar os dentes corretamente com palestras promovidas pelo Sest/Senat. Em seguida, o Grupo de Operações com Cães do Batalhão de Missões Especiais (BME) realizou uma demonstração de adestramento para o público, com o cão da raça labrador “Bruce”. A comunidade também pôde assistir a peça “Drogas nunca mais”, apresentada pelo grupo de Teatro da Polícia Militar. A encenação foi encerrada com uma salva de palmas da plateia.

De acordo o capitão Leandro Menezes, da 5º Companhia da Polícia Militar, o evento visa aproximar a polícia da comunidade. “A iniciativa reforça a intenção de ampliar as ações preventivas policiais junto à comunidade, em parceria com as demais instituições responsáveis pela preservação da ordem pública nos bairros atendidos pela Companhia. Desde o início do mês de outubro, intensificamos o policiamento na região de Santa Rita e 1º de Maio com a intenção de prevenir crimes na região, e nosso objetivo tem sido alcançado”, diz.

O evento também contou com serviços essenciais como emissão de carteira de identidade e CPF, orientações sobre programas sociais oferecidos pela Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Vila Velha. A Secretaria Municipal de Saúde também esteve presente e tirou dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis.

A moradora do bairro Alecrim, Kênia Fusco, de 26 anos, diz que a iniciativa foi importante para a comunidade. “A comunidade de Alecrim e bairros próximos é carente de serviços e lazer . Por isso esse evento chamou a nossa atenção”, diz.

Para a diretora da escola Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Humberto Piacente, local onde o evento foi realizado, Geruza Ney Alvarenga, eventos assim contribuem para o desenvolvimento e orientação familiar, e a escola já é um ambiente propício para esse aprendizado. “Nossa escola está aberta a iniciativas como esta. Levar orientação sobre higiene, prevenção às drogas e serviços só tendem a incentivar às famílias ao desenvolvimento”, informa.

Demais atividades recreativas como tirolesa, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar, brincadeiras com pula-pulas e distribuição de lanches, além da exposição de animais empalhados da Polícia Ambiental chamaram a atenção do público infantil.

O evento contou com a presença do secretário de segurança, André Garcia, da subsecretária de Integração Social, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Magda Lamborghini, e da comandante do 4º Batalhão da PM, tenente coronel Sônia do Carmo Grobério.

Palestras sobre drogas

Juntamente com às ações de proximidade com os moradores de Santa Rita e Alecrim, crianças e adolescentes de escolas públicas da região puderam assistir a palestras educativas sobre prevenção ao uso de drogas. O tema foi apresentado pelo instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), soldado Ronaldo Duarte Barrozo. Ao todo, 1.340 estudantes de quatro escolas estaduais participaram das palestras.

As aulas foram ministradas nas escolas estaduais de ensino fundamental Professor Jorge Anízio Borjaille, e Galdino Antonio Vieira, em Santa Rita, Dante Michelini, no bairro Planalto e alunos do ensino médio da  escola Padre Humberto Piacente, em Alecrim, que puderam entender um pouco mais sobre os riscos causados pelo uso de drogas.

Educadores também acompanharam as palestras e assistiram a um tema especial sobre como identificar sinais de violência e o uso de drogas em crianças e adolescentes. O ciclo de palestras teve início no dia oito de outubro e  foi encerrado no último dia 14.

Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo
Geiza Ardiçon/ Sandra Dalton