11/12/2021 13h57

Ação Integrada pela Cidadania oferta serviços, oportunidades e lazer no bairro Andorinhas, em Vitória

O Centro Comunitário do bairro Andorinhas, em Vitória, ficou movimentado na manhã deste sábado (11), com mais uma edição da Ação Integrada pela Cidadania. O evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), que coordena o eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, realizou atividades de lazer, saúde, informação e educação, além de ofertar serviços gratuitos à comunidade.

A ação contou com a presença de secretários e subsecretários de Estado, entre outras autoridades e lideranças comunitárias da região. Foram realizados atendimentos ao microempreendedor e artesãos, Sine Itinerante, serviços de saúde, maquiagem e design de sobrancelhas, além de recreação infantil, atividades esportivas, emissão de carteiras de identidade e divulgadas informações sobre a Rede Abraço.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, que coordena os projetos do eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, adiantou que outras ações estão previstas para o próximo ano.

“A Ação Integrada pela Cidadania é um projeto do eixo social que conseguimos retomar neste ano, tomando todos os cuidados por causa da pandemia da Covid-19, e esperamos fazer outras em 2022. Entendemos que as ações de proteção policial são extremamente importantes, mas também garantimos segurança por meio da saúde, da educação, da assistência social, do lazer, de informação e educação, entre outros direitos. Então, ofertamos vários serviços gratuitos em Andorinhas durante o dia de hoje, além de manter o diálogo entre governo e comunidade”, avaliou Nara Borgo.

O secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, destacou a importância da iniciativa, que contribui para a ampliação do diálogo do Governo com a população. “Com a Ação Integrada pela Cidadania oferecemos diversos serviços essenciais e gratuitos e levamos informações sobre políticas públicas locais às comunidades instaladas nos territórios do Estado Presente. Um trabalho que envolve secretarias e órgãos do Governo e que tem foco na redução da criminalidade e da violência, especialmente a letal intencional”, explicou.

“Essa é uma ação social que envolve saúde, oportunidade de emprego, que dá cidadania a essa comunidade de Andorinhas, que sofreu tanto com questões de criminalidade. Esse é o programa Estado Presente. A ação policial qualificada, aliada aos projetos sociais para dar dignidade aos moradores. O governador Renato Casagrande tem esse compromisso e coordena de perto o nosso trabalho”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, explicou a importância de se levar o exemplo do esporte para as comunidades. A Ação Integrada pela Cidadania teve a presença do capixaba campeão mundial de kickboxing, Edson Venturatto. “Ações como essa aproximam o poder público da população por meio da realização de serviços e também do esporte. É preciso sempre ressaltar o poder do esporte na transformação social da vida das pessoas, em especial dos jovens. Por isso, essa vinda aqui do Edson Venturatto, que foi campeão mundial com a viagem custeada pelo Governo do Estado, por meio do programa Compete Esportivo, também é muito importante", destacou.

A Ação Integrada pela Cidadania em Andorinhas, organizada pela SEDH, contou com a parceria de diversas secretarias e órgãos estaduais. Entre elas estão Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides); da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades); de Esportes e Lazer (Sesport); além da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Depoimentos

O pintor Juraci Jesus dos Santos, morador da comunidade, contou que aproveitou bastante a ação com a família e que participou da oficina de guirlandas da Aderes. “Foi a primeira vez que participei de uma oficina assim e gostei demais. É muito gratificante sempre estar aprendendo alguma coisa. Fiz essa guirlanda e vou dar de presente para a minha esposa”, contou.

A ajudante de cozinha Adriana Araújo procurou a Ação Integrada pela Cidadania em busca de emissão da carteira de identidade. “Achei uma atividade muito importante para toda a comunidade, porque estamos tendo muitas dificuldades para fazer a identidade. Tentamos marcar e não conseguimos, então foi uma oportunidade de ajudar muitas pessoas. Aproveitei o momento para também fazer o design de sobrancelha, pois estava sem tempo”, disse.

A recepcionista Graziella Venâncio Dias foi até o Centro Comunitário para levar a filha para as atividades de recreação infantil. “Minha menina aproveitou muito, fez a recreação infantil, fez maquiagem, e eu aproveitei para fazer a oficina de guirlandas”, relatou.

Programa Estado Presente

Implantado em 2011, o Estado Presente foi desativado entre 2015 e 2018, mas retomado em 2019, com ações realizadas de proteção policial e social em 140 bairros de dez municípios capixabas instalados na Região Metropolitana e no interior do Estado, identificados pelo alto índice de vulnerabilidade social. O programa visa a reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais.

No eixo de Proteção Social, o objetivo é reduzir a vulnerabilidade juvenil à violência, viabilizar a inclusão social, gerar oportunidades de emprego e obtenção de renda, preservando garantias e direitos das pessoas, além de propiciar a transformação do território, por meio da mediação e mobilização social.

Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges