29/03/2017 17h06

Ação itinerante discute políticas públicas para a agricultura familiar

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), representado pela Unidade Técnica Estadual (UTE), participou de mais uma ação do ciclo de Seminários de Estratégias e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (29), em Jaguaré.

O ciclo de seminários é coordenado pela Delegacia Federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar do Desenvolvimento Agrário do Espírito Santo (DFDA-ES), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e com as prefeituras.

O delegado da DFDA-ES, Aureliano Nogueira da Costa, explica que o objetivo da ação é disponibilizar informações e acesso às políticas públicas nos âmbitos federal, estadual e municipal. “Vamos apresentar para as instituições parceiras as políticas para mulheres e jovens e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por exemplo. Vamos falar sobre sucessão familiar e créditos para a propriedade rurais, utilizando a linguagem do homem do campo”.

Nos encontros, a UTE tem participado para apresentar o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que é coordenado pela Unidade. O coordenador da UTE, Juliano de Carvalho Barbosa, explica que essa é uma excelente oportunidade para os agricultores adquirirem a sua própria terra ou ampliarem sua propriedade por meio de financiamento. “As facilidades oferecidas a esses posseiros, meeiros, arrendatários, entre outros, a juros baixos, oportunizam incrementos na renda de suas famílias, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar”, disse Juliano.

O seminário

A delegacia pretende levar o seminário para todo o Estado, percorrendo os 77 municípios. A primeira cidade a receber o evento foi Marilândia, no dia 17 de março. Os eventos são gratuitos e não é necessário fazer inscrição prévia. A ação é direcionada a integrantes da Associação Rural de Produtores Rurais, da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), de cooperativas da região, de instituições de crédito, de sindicatos rurais e representantes do comércio rural.

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro