Ação reduz tempo de espera para consultas e exames no CRE Metropolitano
Entre os dias 18 e 25 de novembro, a Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV-CRE Metropolitano) realizou, por meio do Programa de Redução do Tempo de Espera de Procedimentos, da Secretaria da Saúde (Sesa), 377 atendimentos, entre consultas e exames, para pacientes agendados nas especialidades de dermatologia, oftalmologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, urologia, gastroenterologia e cardiologia (ecocardiografia transtorácica).
A superintendente Regional de Saúde de Vitória-CRE Metropolitano, Emilia Marchette, explicou que a ação realizada fora dos dias de atendimento normal, que vai de segunda-feira a sexta-feira, tem como objetivo dar mais agilidade às consultas e aos exames para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que já estão agendados esperando para serem atendidos.
“Conversando com as pessoas que estavam aqui, percebi como foram embora satisfeitas. Mas queria fazer um alerta: quando o usuário confirma e não comparece, essa vaga que poderia ir para outra pessoa que também aguarda atendimento, se perde. Por isso, é importante em caso do não comparecimento, que a pessoa avise sempre sobre essa desistência com antecedência. Gostaria de agradecer especialmente a todas as equipes que se disponibilizaram e estiveram à frente da ação”, frisou a superintendente Emilia Marchette.
A empresária Laudelina dos Santos veio acompanhar a sogra Rosalina Ucker Lourenço, 83 anos, em uma consulta. Elas moram em Cariacica. “A minha cunhada recebeu uma ligação para saber se a consulta poderia ser antecipada para o sábado (18). Aceitamos e fomos na unidade de saúde buscar a confirmação de agendamento. Eu vim acompanhá-la. Já faz algum tempo que ela está fazendo tratamento com o dermatologista. Achei essa iniciativa muito boa e na recepção percebi que outras pessoas estavam bem satisfeitas por estarem sendo atendidas antes da data marcada”, disse.
O diretor do Núcleo Regional de Especialidades de Vitória (NREV), Alex Sandro Ferreira Santos, ressaltou que essa ação marca um passo que merece registro na história do CRE Metropolitano. “A população capixaba merece essa atenção dispensada pelo Governo do Estado, que, em parceria com os servidores, visa sempre a atender bem aos nossos usuários. Estar aqui nestes dias e sentir a energia dos servidores nos dá a certeza de estar prestando um bom atendimento à população, pois ‘uma das coisas que enobrece a alma e tranquiliza o coração, é a certeza do dever cumprido’, como diz a professora Lourdes Duarte”, destacou Alex Santos.
“É importante destacar que todos os agendamentos foram realizados por meio do Sistema de Regulação e os servidores da SRSV confirmaram previamente via ligação telefônica a presença dos usuários”, informou a chefe do Núcleo de Regulação do Acesso, Bianca Piumbini Rocha Calenzani.
Segundo a coordenadora do ambulatório, Maria Aparecida Tartaglia, a ampliação do atendimento no CRE Metropolitano foi mais uma oportunidade para permitir à sociedade o acesso à saúde, como preconiza o Governo Federal. “Já para os servidores, é uma realização e um momento único de expandir a nossa capacidade de atendimento à população capixaba”, salientou.
A enfermeira Andrea Cristina Passos Cunha, referência técnica do setor de Oftalmologia, disse que os médicos que estiveram à frente desta ação também destacaram a importância da iniciativa, na medida que reduz o tempo de espera por uma consulta oftalmológica, que é uma especialidade bastante procurada. “Esse trabalho envolve várias equipes e ajuda aquele usuário que já está agendado a ter a oportunidade de antecipar a consulta ou o exame naquelas especialidades oferecidas, com ações cujo foco é exatamente proporcionar mais agilidade no atendimento”, complementou.
Para o enfermeiro Robson Menezes, referência técnica do setor de exames, essa ação é mais um marco significativo em prol do bem-estar da população. “Foi gratificante constatar a satisfação dos pacientes que estiveram aqui fazendo suas consultas e exames”, pontuou.
Participaram da ação os médicos Sergio Luiz Pereira Canedo, Caroline Merci Caliare de Neves Gomes, Patrícia Gravitol Costa Saraiva e Maria do Rosário Souza (oftalmologistas), Edilson de Castro Araújo (cardiologista), Renildes Leia Bertoli Gasparine e Tania Regina Póvoa Canuto (dermatologistas), Juliana Neves Vallandro (otorrinolaringologista), Michelle do Carmo Siqueira Sampaio (gastroenterologista); Marcelo Zouain de Almeida (urologista) e Jessika Vieira Marques e Eliane Marcia Vantil (endocrinologista).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida
asscom@saude.es.gov.br
Supervisora de Comunicação em Saúde ICEPi
Rachel Martins
rachelmartins@saude.es.org.br