Ações de incentivo à leitura são destaques em escolas da Rede Estadual
Visando motivar os estudantes à leitura, escolas da Rede Estadual desenvolveram ações relacionadas ao tema, durante esta semana. Em destaque, as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dr. Edward Abreu do Nascimento, de Pedro Canário; Catharina Chequer, de Vila Velha e Fazenda Camporês, localizada em Brejetuba, foram algumas das unidades que promoveram a leitura entre os alunos.
A Escola Dr. Edward Abreu do Nascimento, organizou um “Chá Literário”, sob orientação das professoras de Língua Portuguesa Joselita Gomes Ribeiro, Elisângela da Conceição, Vanessa Ribeiro Dalmagro e Cátia Alves Barbosa Souza.
Na oportunidade, os alunos puderam conhecer os gêneros literários como Contos, Poemas e Crônicas, através de pesquisas na internet, visitas à biblioteca e rodas de leituras compartilhadas. Cada estudante teve a oportunidade de escolher um gênero para apresentar. Os textos escolhidos por eles foram apresentados, compartilhando experiências vividas através da leitura.
Segundo a professora Vanessa Dalmagro, “o trabalho realizado obteve bastante êxito, uma vez que os alunos demonstraram interesse e participaram ativamente do momento, com prazerosas leituras e compartilhamentos de aprendizagens”, disse.
Para o aluno do 9º ano, Thaynan Silva Nascimento Oliveira, “no mundo em que vivemos hoje, a leitura de um livro é rara de se ver, assistir um filme baseado num livro se torna mais prático. Com o Chá literário, aprendi e ensinei, pois, ler não é simplesmente ler, a gente mergulha na história. O Projeto incentivou nossa turma a ler, compreender os gêneros literários e conhecer escritores. Foi um projeto muito bom e prazeroso com diversão e aprendizagem”, relatou.
A diretora Vanuza Batista da Silva, acompanhou todo processo e falou sobre a iniciativa. “Quero parabenizar as professoras de Língua Portuguesa pelo lindo projeto que desenvolveram. Tenham certeza que seus trabalhos e projetos têm contribuído e muito para a formação de leitores no Brasil e melhorado os resultados de aprendizagem da escola. Obrigada por incentivarem a leitura em um mundo onde a leituras é pouco valorizada, e acreditem, vocês têm quebrado barreiras com suas ações desafiadoras”, falou Vanusa Silva.
Já o “Café Literário”, com o tema ‘Onde está a Poesia’, foi realizado pela Escola Catharina Chequer. O projeto teve por finalidade estimular a leitura e a escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentando aos alunos algumas propostas de leitura.
“Queremos motivar nossos alunos à leitura com prazer, valorizando a arte da poesia. O nome ‘Café Literário’ surgiu por ser um evento que evidencia práticas de leitura de poema e produção textual, feita pelos alunos em um momento de oportunidade de apresentarem, o que aprenderam em sala de aula, com descontração de um lanche partilhado”, disse o professor de Língua Portuguesa Eduardo Barbosa Moreira.
O intitulado “Coffe Breaks Literário”, foi oportunizado pela EEEFM Fazenda Camporês, para que a leitura fosse praticada e compartilhada de forma lúdica e significativa. “Durante o coffe break, os alunos compartilharam seus livros literários de forma dinâmica com os colegas de sala, que escolheram na biblioteca da escola ou livros que os mesmos compraram em livrarias para aprimorar seus conhecimentos e argumentos”, informou o professor Anderson Rodrigues.
Compreendida a importância da leitura na vida de todos os cidadãos e principalmente na rotina dos estudantes, a Escola informou que é preciso criar incentivo à leitura de livros literários de forma que contribua para uma formação pessoal com o propósito de atingir resultados positivos nas produções internas e externas, como vestibulares, concursos e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O estudante Michel Mendonça dos Santos, da 3° série do Ensino Médio, participou do encontro e afirmou que “momentos como esse em nossa vida nos ajuda a formular opiniões, conceitos e dar sugestões”, disse o aluno.
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