14/02/2022 17h05

Aderes abre agenda para oficinas de Artesanato Competitivo

Os municípios de Itaguaçu, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, Afonso Cláudio, Conceição do Castelo e Castelo vão receber, a partir desta terça-feira (15), a oficina de Artesanato Competitivo. Trata-se de uma parceria da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) com o Ministério da Economia, cujo objetivo é aperfeiçoar e promover a produção do artesanato do Espírito Santo.

O projeto é coordenado pelo gerente de Artesanato da Aderes, Juliano Nogueira, em parceria com a Secretaria de Micro e Pequena Empesa e Artesanato, do Ministério da Economia, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Segundo Juliano Nogueira, o projeto foi implantado em novembro do ano passado e já realizou oficinas em municípios, como Guaçuí, na região do Caparaó, e Cachoeiro de Itapemirim, na região sul do Estado. Agora chegou a vez da região serrana e outros municípios da região sul. Ao todo, serão realizadas 40 oficinas, distribuídas em dez regiões do Espírito Santo. A finalidade é mapear os artesãos e as referências regionais.

O gerente do Artesanato da Aderes disse ainda que, após a conclusão das oficinas, a fase seguinte do projeto será a realização dos cursos que vai contar com as disciplinas essenciais para o aprimoramento da área, como ações introdutórias, técnicas de manejo, de acordo com a necessidade do município, além de capacitação técnica, identidade visual, gestão, marketing e comercialização.

“Artesanato Competitivo é um programa de origem da Colômbia, que o Ministério da Economia trouxe para o Brasil. O Espírito Santo é o primeiro estado a dar início ao projeto, que tem abrangência nacional. O objetivo é qualificar o artesanato de acordo com a regionalidade, proporcionando ao artesão trabalhar melhor o seu produto para torná-lo mais competitivo”, ressaltou Juliano Nogueira.

Ele também destacou que o trabalho dos 400 artesãos atendidos vai passar por uma curadoria e o resultado será apresentado em forma de catálogo internacional, que vai representar o Espírito Santo. “Nesse sentido, o Estado vai se tornar referência quando o assunto tratado for artesanato qualificado”, disse Nogueira.

Para o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, essa parceria tem a finalidade de qualificar o artesão capixaba. “O artesão capixaba já apresenta um produto de excelente qualidade, mas esse programa vem para tornar o artesanato do Estado mais competitivo. Por isso, serão ofertados os treinamentos, que vão desde o atendimento até a entrega final do produto”, pontuou.

Programação:

Terça-feira (15/02)