Aderes apresenta programas e discute parcerias durante encontro com o Sebrae
A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) apresentou aos diretores e gerentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) as ações que serão desenvolvidas para a capacitação e geração de renda aos empreendedores capixabas.
O encontro contou com a presença do diretor presidente da Aderes, Albeto Gavini, e do diretor técnico, Hugo Tofoli, e foi realizado na sede do Sebrae, nessa terça-feira (30), em Vitória. “Trata-se de uma reunião de alinhamento. A Aderes e o Sebrae possuem muitas ações em comum, e o que buscamos foi justamente alinhar esses pontos, para que haja um equilíbrio nos projetos que serão desenvolvidos”, destaca Tofoli.
Durante o encontro, os órgãos analisaram possibilidade de uma ação conjunta em feiras de artesanato. “Queremos valorizar cada vez mais os trabalhos dos artesãos capixabas, e estamos finalizando um projeto para participação conjunta da Aderes e do Sebrae em feiras de artesanato, garantindo ainda mais visibilidade aos trabalhos desenvolvidos no Estado”, comenta Tofoli.
Programas
Com o objetivo de estimular e capacitar mais de 16 mil empreendedores capixabas, a Aderes lançou neste ano os programas “Capacitar para Empreender” e “Inova Mercado”, destinados a quem deseja empreender e aos empreendedores já cadastrados como Microempreendedor Individual (MEI), micro e pequenas empresas, ou que atuam por segmentos como a economia solidária, artesanato e agricultura familiar.
O programa “Capacitar para Empreender” é destinado aos empreendedores que queiram se qualificar para obter sucesso na gestão dos seus negócios, além de ampliar a geração de trabalho e renda. Somente por meio deste programa, 13.560 empreendedores serão beneficiados com cursos de qualificação. O programa engloba inicialmente quatro projetos específicos que serão executados ao longo deste ano: D’Elas, MEI Legal, Aderes na Estrada e Qualificar para Inovar.
Já o programa “Inova Mercado” englobará 15 projetos ao longo de sua execução nos próximos quatro anos. O objetivo é inovar, fomentar e ampliar o mercado consumidor das micro e pequenas empresas, da economia solidária, do artesanato e da agricultura familiar, a partir da criação de novos espaços de comercialização, agregação de valor aos produtos, uso de tecnologias e mídias sociais, visando a divulgação e comercialização dos produtos e serviços.
Os projetos serão executados em municípios do interior do Estado e da Grande Vitória, definidos em cronograma pela Aderes.
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