14/07/2010 21h45 - Atualizado em 24/01/2019 13h19

Adolescente do Centro Socioeducativo conquista o primeiro lugar em concurso da panificação capixaba

Um adolescente de 17 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), conquistou o primeiro lugar do concurso Padeiro e Confeiteiro Nota 10, que reuniu profissionais da panificação capixaba. O resultado do concurso foi divulgado na tarde desta quarta-feira (14), no evento de panificação e confeitaria Super Acaps Panshow 2010, que está acontecendo no Pavilhão de Carapina, na Serra.

A premiação das três melhores receitas capixabas será realizada nesta quinta-feira (15), a partir das 15 horas, no Pavilhão de Carapina. A receita do adolescente do CSE, escolhida como uma das principais delícias da panificação capixaba, é de um pão com um recheio diferenciado, com ingredientes como linguiça calabresa, ricota e pimenta calabresa.

Além de criar a receita diferenciada, o adolescente também deu um nome especial para ela, o ‘Pan de La Costa’, que segundo ele, é uma homenagem ao próprio filho de quatro meses.

“Aprendi tudo sobre padaria nas oficinas do Centro Socioeducativo. A minha receita para o concurso era simples, mas fiz algumas modificações no recheio e foi a pimenta calabresa que fez toda a diferença. Estou muito feliz por esta classificação e dedico minha conquista ao meu filho de quatro meses. Por isso o nome do pão tem o sobrenome dele”, disse o adolescente.

O concurso Padeiro Nota 10 foi realizado no dia 25 de junho pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães), pela Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Aipães) e a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) e reuniu 14 profissionais da área de panificação e confeitaria de todo o Estado do Espírito Santo.

Mercado de Trabalho

Os cursos de capacitação desenvolvidos nas Unidades do Iases já vêm proporcionando a inserção de adolescentes no mercado de trabalho, ainda durante o cumprimento da medida socioeducativa.

O adolescente que ganhou o concurso já trabalha de carteira assinada em uma padaria e outros 40 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE também se encontram inseridos no mercado de trabalho, com carteira assinada, nos ramos de padaria e confeitarias, cozinhas industriais, oficinas mecânicas, dentre outros setores.

O CSE

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.

O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Aprenda a receita do ‘Pan de La Costa’:

Ingredientes:
- 600 gramas de farinha de trigo
- 10 gramas de sal
- 05 gramas de melhorador
- 100 gramas de açúcar
- 20 gramas de manteiga
- 100 ml de leite
- 1 ovo
- 280 ml de água
- 150 gramas de aipim
- 100 gramas de tomate seco
- 05 gramas de alecrim

Recheio:
- 100 gramas de ricota
- 200 gramas de linguiça
- 2 gramas de pimenta calabresa

Modo de fazer:
Misturar os ingredientes, dividir a massa e modelar acrescentando o recheio.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard