04/10/2010 16h12 - Atualizado em 21/01/2019 15h50

Adolescentes da Unis participam de projeto sobre Cidadania

Temas ligados a cidadania estão sendo trabalhados em atividades de escolarização na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Os adolescentes estão participando do ‘Projeto Cidadania’, que visa a debater assuntos relacionados aos direitos e deveres do cidadão, de forma integrada com o aprendizado das disciplinas escolares de História, Português, Geografia, Artes e com o programa de Séries Iniciais.

De acordo com a pedagoga da Unis, Ana Cristina Viana Omatti, o objetivo do projeto é promover a sensibilidade dos adolescentes, buscando o diálogo e o debate entre os grupos e a busca da cidadania e respeito ao próximo.

Pelo Espaço Pedagógico da Unis, localizado em Cariacica-Sede, estão expostos trabalhos criativos confeccionados pelos adolescentes com os temas que já foram debatidos durante o Projeto.

Dentre eles estão cartazes sobre as Eleições, o Meio Ambiente, direito à saúde, escola, primeiro emprego, respeito ao próximo dentre outros. Os trabalhos utilizam colagens de revistas e jornais, montagens e muita criatividade.

Na disciplina de Artes, por exemplo, os adolescentes desenvolveram um trabalho com o tema: “Tarsila do Amaral: grande pintora brasileira exercia sua cidadania através da arte”. Além de conhecerem sobre a história de vida e cidadania da pintora, os adolescentes reproduziram seus quadros por meio de desenhos.

A professora de História, Edna Mol, explicou que, em suas aulas, os debates têm incentivado a discussão sobre os valores do cidadão a partir do resgate de histórias brasileiras, mundiais e também com o estudo da história contemporânea. Nesta disciplina, os adolescentes estão produzindo trabalhos sobre a cidadania e modernidade e confeccionando charges.

“Os debates e as reflexões sobre a história têm como objetivo fazer com que cada adolescente possa compreender que um cidadão tem deveres e direitos, e que cada pessoa tem seu valor e tem que lutar pelos seus direitos e objetivos de vida”, disse a professora.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard