Adolescentes da Unis produzem peças de decoração para varandas e casas em oficina de artesanato
Adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), estão produzindo peças de decoração como cortinas e adornos para plantas, destinadas a varandas, em uma oficina de artesanato que utiliza a técnica do Macramê, uma forma de tecelagem manual que não necessita de nenhum tipo de maquinário ou ferramenta.
As peças de Macramê são produzidas através trabalho com os dedos, no qual os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas que favorecem a criação de peças decorativas. As peças feitas pelos adolescentes chamam a atenção pela riqueza dos detalhes.
A oficina de artesanato de Macramê teve início em junho, com a produção de pulseiras e pequenas peças de bijuteria. Durante a Copa do Mundo, a oficina aconteceu voltada para a temática e os adolescentes produziram chaveiros com miçangas nas cores verde e amarela.
Eles aprimoraram a técnica com a prática e passaram a produzir bolsas artesanais. A oficina atualmente se encontra em uma fase mais avençada, na qual os adolescentes estão produzindo peças maiores, como adornos e suportes de plantas para varandas, cortinas para portas e janelas, estantes suspensas e porta papel higiênico.
De acordo com os professores de artesanato Roseli Rodrigues Setti e João Inagawa a aceitação dos adolescentes com a atividade está sendo tão satisfatória que a oficina de Macramê terá continuidade. Nos próximos módulos, os adolescentes aprenderão a fazer redes para varandas e cadeiras de descanso e balanço.
As aulas de artesanato de Macramê são ministradas diariamente no Espaço Pedagógico do Iases, em Cariacica Sede. Atualmente há cinco turmas em atividade, formadas, em média, por seis adolescentes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida