14/10/2010 20h35 - Atualizado em 21/01/2019 12h24

Adolescentes do Centro Socioeducativo apresentam peça teatral na Apae

Dez adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), levaram muita alegria e cultura às crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vila Velha (Apae), localizada no Centro de Vila Velha, nesta quarta-feira (13).

A visita foi realizada para comemorar o Dia das Crianças, celebrado no dia 12 deste mês, e deu início ao projeto ‘Para brincar não precisa ter idade’, que busca promover ações de estímulo, concentração e interação. Os adolescentes ensaiaram uma peça infantil, ligada ao tema do projeto e também se caracterizaram de palhaço para realizar brincadeiras recreativas com as crianças.

Uma das brincadeiras, que mais levou alegria e integração, foi chamada de ‘Abraço Amado’. Durante a dinâmica, os adolescentes ‘distribuem’ abraços coletivos com os participantes. Durante a visita também foi realizada uma confraternização com um lanche especial e distribuição de balas e guloseimas.

De acordo com o coordenador intereducativo do CSE, Ricardo Rocha, as atividades desenvolvidas fora da Unidade estimulam as relações coletivas e promovem a valorização da liberdade responsável. “Foi emocionante observar a interação dos adolescentes com as crianças. Esse momento de lazer e brincadeiras ficará guardado na memória de todos”, disse.

Além da visita a APAE, nesta semana os adolescentes do CSE participaram de outras atividades pedagógicas externas com o objetivo de comemorar o Dia das Crianças.
 
Na segunda-feira (11), eles estiveram na praia da Barra do Jucu, em Vila Velha, onde assistiram a uma das etapas do campeonato de bodyboard e também realizaram um passeio ecológico pelo Parque Municipal de Jacarenema. Os socioeducandos também assistiram a uma sessão de cinema em um shopping da Grande Vitória.

Modelo Pedagógico Contextualizado

Ações como estas estão previstas no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), programa de atendimento socioeducativo realizado no CSE pela Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado com o Iases. 

O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard