04/10/2010 21h20 - Atualizado em 21/01/2019 15h50

Adolescentes do Centro Socioeducativo do Iases participam das Eleições 2010

Um grupo formado por 20 adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), exerceram a cidadania neste domingo (03) e participaram das eleições 2010.

Separados em grupos de cinco, os adolescentes foram às urnas em seções eleitorais instaladas na Grande Vitória e votaram em seus candidatos escolhidos para deputado estadual e federal, senadores, governador e presidente.

Os adolescentes escolheram seus votos e puderam conhecer as propostas dos candidatos durante ações e palestras de cidadania realizadas no CSE na última semana com a participação de todos os adolescentes. Eles também assistiram aos programas eleitorais e consultaram pesquisas na internet.

Um dos adolescentes que participou da votação neste domingo (03) disse que ficou muito feliz em poder votar e destacou que essa foi uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a política brasileira e as funções dos diferentes cargos ocupados pelos governantes.

“Eu não sabia a diferença entre deputado estadual, federal e os demais cargos. Só sabia mais ou menos as atividades atribuídas ao presidente da república. Agora, depois de assistir ao horário eleitoral e fazer pesquisas na internet com o auxílio dos socioeducadores, pude entender um pouco mais sobre a política nacional e exercer o meu voto com sabedoria”, disse o adolescente.

De acordo com o socioeducador e coordenador de segurança do CSE, Caíque Ribeiro, o processo de votação dos adolescentes ocorreu de maneira tranquila e os adolescentes ficaram muito felizes em ter conquistado o direito de exercer a cidadania, algum deles, pela primeira vez.

“Os adolescentes assistiram ao horário político, fizeram pesquisas na internet e selecionaram os candidatos que, na opinião deles, mais atendiam às necessidades da comunidade. A maioria deles votou pela primeira e vez e eles ficaram muito satisfeitos em poder exercer a cidadania”, disse o coordenador.

O Centro

O CSE realiza atendimento a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que realiza a gestão do local por meio de um contrato firmado com o Governo do Estado.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard