29/09/2010 19h08 - Atualizado em 21/01/2019 16h00

Adolescentes do Centro Socioeducativo do Iases apresentam monografias sobre ‘Projetos de Vida’ nesta quinta (30)

Quatro adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), desenvolveram trabalhos acadêmicos no formato de monografias sobre o tema ‘Projetos de Vida’, que serão apresentados na manhã desta quinta-feira (30), a partir das 9 horas, no auditório do Centro, localizado no bairro Tucum, em Cariacica.

Para as apresentações desta quinta-feira (30), os temas escolhidos pelos adolescentes foram: ‘Consequências de pensar que um caso sério é brincadeira’, ‘Qual o verdadeiro motivo que leva o adolescente  a entrar na vida do crime’, ‘Consequências do crime na vida do adolescente’ e ‘Consequências da falta de limite na  vida do adolescente’.

As monografias dos adolescentes são um relato das problemáticas enfrentadas por eles e pela família desde a infância, o envolvimento na criminalidade e a expectativa de construção de um futuro melhor. Após a apresentação, os adolescentes vão falar sobre seus novos projetos, expectativas e metas para o futuro.

Os trabalhos são elaborados em formato de uma monografia acadêmica, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ANBT) utilizadas nas faculdades, para a obtenção do diploma. Os adolescentes contam também com orientação de um socioeducador.

Já as apresentações vão ser realizadas para uma banca formada por convidados que farão reflexões sobre os temas apresentados. Na plateia estarão outros socioeducandos, familiares, funcionários do CSE e do Iases, e convidados.

O trabalho de apresentação de monografias com temas sobre ‘Projetos de vida’ representa uma das etapas do programa de atendimento realizado com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE, realizado com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC).

O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico. O Modelo é aplicado no CSE por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do CSE, por meio de um contrato firmado com o Iases.



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Texto: Éricka Almeida
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