16/08/2010 19h40 - Atualizado em 22/01/2019 14h37

Adolescentes do Centro Socioeducativo do Iases apresentam peça ‘Maria de todo jeito’ nesta terça (17)

Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), que formam um grupo de teatro, apresentarão nesta terça-feira (17) a peça teatral ‘Maria de todo jeito’.

A apresentação será realizada a partir das 8h30, no auditório da Unidade, em Tucum, Cariacica, e reunirá outros adolescentes, familiares, funcionários do Centro, servidores do Iases, convidados e parceiros.

A oficina de teatro é composta por dez adolescentes e acontece nas segundas, terças e quartas-feiras, no período da manhã, desde agosto do ano passado. A aula é ministrada pela socioeducadora Irene Sonegheti Moreira.

Os adolescentes encenarão o poema ‘Maria de todo jeito’, da autora Patativa do Assaré. O enredo apresenta a história de um rapaz, filho de ‘Maria’, que procura uma mulher também chamada Maria para se casar. Nesta procura, ele enfrenta uma série de situações e ‘vive’ várias emoções em busca do seu sonho. A apresentação tem duração de 40 minutos.

Além da peça teatral, os presentes também participarão de um café da manhã especial comemorativo. Os bolos, biscoitos e pães estão sendo produzidos pelos socioeducandos, alunos do curso de padaria e confeitaria, realizado no Centro.

O Centro

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.

O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Leia um trecho do poema: Maria de todo jeito
E hoje, só, no meu caminho,
Vou pensando no ditado:
É mió vivê suzinho
Do que malacompanhado -
Foi esta a maió lição
Passada inriba do chão.
Não fiz meu prano direito,
E agora conheço bem
Que este mundo véio tem
Maria de todo jeito.

Fonte: http://www.robertodefreitas.com.br/historiasouvidas.htm




Informações à imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard