08/10/2010 13h25 - Atualizado em 21/01/2019 12h41

Adolescentes do CSE preparam almoço especial com cardápio da culinária japonesa nesta sexta (08)

Adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), alunos do curso de Auxiliar de Cozinha, vão preparar um almoço especial nesta sexta-feira (08), para encerrar o curso profissionalizante. O cardápio escolhido para o almoço é da culinária japonesa.

O almoço terá início às 12 horas, no refeitório do CSE, em Tucum, Cariacica, e reunirá funcionários e alguns familiares dos 11 alunos. O cardápio incluirá diversos tipos de sushis e sashimis, produzidos com ingredientes típicos da culinária japonesa como salmão, kani, arroz e alga desidratada. Os pratos também serão servidos com decorações típicas da mesma cultura.

Durante o curso, que teve início no dia 02 de agosto, os adolescentes tiveram um módulo de aprendizado específico sobre a culinária japonesa. Nesta aula, eles receberam um professor convidado, um sushiman que atua em um restaurante tradicional da Grande Vitória, e conheceram um pouco sobre a cultura japonesa por meio da alimentação, e também aprenderam técnicas para fazer os pratos e decoração dos mesmos. 

“Os adolescentes decidiram fazer o almoço com o cardápio da culinária japonesa, pois este módulo foi o maior sucesso do curso”, disse a pedagoga do CSE, Giseli Maestri.

O curso profissionalizante de auxiliar de cozinha teve duração total de 120 horas e foi ministrado pelo professor Romildo Lopes, da Alpha Consultoria Alimentar. Além de colocarem em prática o que aprenderam, os adolescentes também receberão certificados profissionalizantes.

Novos cursos

Nesta sexta-feira (08), o Centro Socioeducativo inicia novas turmas e novos cursos profissionalizantes de Bombeiro Hidráulico, Contabilidade, Operador de Caixa, Cozinheiro, Ajudante de Padeiro e Cozinha Brasil. Em média, cada turma terá entre 10 a 15 alunos.

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.

O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard