29/11/2010 23h45 - Atualizado em 16/01/2019 12h48

Adolescentes do Iases apresentam trabalhos nesta terça (30)

Três adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), desenvolveram trabalhos acadêmicos no formato de monografias sobre o tema ‘Projetos de Vida’, que serão apresentados na manhã desta terça-feira (30), a partir das 9 horas, no auditório do Centro, localizado no bairro Tucum, em Cariacica.

Nas apresentações, os temas escolhidos pelos adolescentes foram: ‘Drogas, tempo perdido’, ‘Ausência de limites que geram conflitos’, e ‘ Consequência de uma má influencia dentro da família’.

Os trabalhos são um relato das problemáticas enfrentadas pelos adolescentes e suas famílias, desde a infância, o envolvimento na criminalidade e a expectativa de construção de um futuro melhor. Nas apresentações, os adolescentes falam também sobre seus novos projetos, expectativas e metas para o futuro.

As apresentações vão ser realizadas para uma ‘banca examinadora’ formada por convidados que farão reflexões sobre os temas apresentados. Na plateia estarão funcionários do CSE, outros socioeducandos, familiares,  servidores do Iases e convidados.

 Monografias

A elaboração e apresentação de trabalhos sobre ‘Projetos de vida’ dos socioeducandos que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE, representa uma das etapas do programa de atendimento realizado no local, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC).

Os trabalhos são elaborados em formato de monografia acadêmica, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) utilizadas nas faculdades, para a obtenção do diploma. Os adolescentes contam também com orientação de um socioeducador da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do CSE.

O MPC é um programa de atendimento socioeducativo de autoria de Gerardo Mondragón, diretor executivo da Acadis, que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.



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Texto: Éricka Almeida
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